Com 34 anos fortalecendo a educação de jovens negros e negras em Salvador, o Instituto Cultural Steve Biko se consolida dentre os chamados Quilombos Educacionais como um centro de formação com tecnologia educacional pioneira no país. Ampliando essa atuação, a partir de de julho, o Instituto realiza a formação “Educação, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais", voltada a profissionais da educação pública. A Aula Inaugural acontece dia 23 de julho, das 8h às 12h, no Auditório da Secretaria de Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Paralela.
A formação de educadores será destinada à equidade no ensino de ciências. O projeto vai formar, anualmente, professores e coordenadores de escolas públicas de ensino médio da capital, preferencialmente das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Serão priorizadas as escolas com estudantes em turno integral, para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas que reconheçam e superem as barreiras impostas pelo racismo e pelo sexismo no âmbito da educação científica.
Em modalidade híbrida, a formação se dará por meio de aulas teóricas, oficinas práticas, dinâmicas de grupo, estudos individuais, debates e rodas de conversa. Serão quatro módulos de ensino com as seguintes temáticas: Desigualdades Raciais, de Gênero e seus Impactos no Ambiente Escolar; Ciência, Sociedade e Poder – Uma Visão Crítica; Novas Referências e Metodologias para a Educação Científica Inclusiva e Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Práticas Pedagógicas. Dentre os resultados, os professores e coordenadores irão produzir materiais didáticos inclusivos, antirracistas e antissexistas.
Oguntec: educando para as ciências e tecnologias
Além da formação de educadores para equidade no ensino de ciências, o Oguntec é estruturado a partir de mais oito eixos de atuação: Preparação para o Acesso ao Ensino Superior em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), Inclusão Digital, Popularização da Ciência, Estímulo à Participação de Mulheres Negras em STEM, Estímulo à Cultura da Inovação, ao Ingresso em Carreiras Médicas, Produção Didática Antirracista e Antissexista e Profissionalização em Tecnologias da Economia Verde.
Em 24 anos, o programa tem metodologia fundada na elevação da escolaridade, inclusão digital, popularização da Ciência, estímulo ao desenvolvimento de ideias para inovação e empreendedorismo. E como todo projeto da Biko, o Oguntec tem como base a conscientização dos estudantes, enquanto negros e negras, por meio da tradicional disciplina Cidadania e Consciência Negra (CCN), que lastreia todo aprendizado.
O projeto de formação “Educação, Ciência, Tecnologia e Relações Raciais" é uma realização do Instituto Steve Biko e conta com parceria da Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA).