Instituto Cultural Steve Biko participa da 1ª Festa Literária de Periperi

  • Home
  • Notícias
  • Instituto Cultural Steve Biko participa da 1ª Festa Literária de Periperi
Instituto Cultural Steve Biko participa da 1ª Festa Literária de Periperi

Instituto Cultural Steve Biko participa da 1ª Festa Literária de Periperi


O Instituto Cultural Steve Biko participou, nesta quarta-feira (19/11), da 1ª Festa Literária de Periperi (FLIPERI), realizada no Colégio Estadual Nelson Mandela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A instituição foi representada por Cristina Santos e Eliane Cavalleiro, integrantes do Oguntec – Programa de Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Math / Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da Biko.

O evento, que este ano adotou o tema “Escrita de Si”, reuniu estudantes, escritoras, escritores e artistas para discutir literatura, identidade e experiências de mundo, ocupando o espaço escolar com narrativas negras e potentes.

Para Cristina Santos, a participação na FLIPERI demonstra o papel fundamental da escola pública como agente de letramento racial no cotidiano estudantil.

“Hoje, o subúrbio está em festa!! E não é qualquer festa. A festa literária intitulada Escrita de Si, organizada pelo Colégio Estadual Nelson Mandela/Periperi, tendo a diretora Olívia Costa como precursora desse letramento racial nesse espaço estudantil. Participar de uma festa nesta dimensão é poder dialogar com corpos diversos. O Instituto Cultural Steve Biko, na ação do Oguntec, integra essa ação de complementar essas vozes”, pontuou Cristina.

Durante sua participação no evento, Eliane Cavalleiro destacou a relevância da literatura como instrumento de afirmação e elaboração identitária entre estudantes da educação básica. 

“O evento organizado pela equipe gestora do Colégio Nelson Mandela constituiu uma oportunidade valiosa para os estudantes conversarem com escritores e artistas sobre a vivência identitária em suas obras. O trabalho de fortalecimento de identidades e de conscientização sobre as desigualdades raciais e de gênero em nossa sociedade é um trabalho de base do Programa Oguntec”, disse Eliane.

Na oportunidade, ela também compartilhou sua trajetória como mulher negra periférica da cidade de São Paulo, ressaltando que seu percurso educacional e sua produção acadêmica constituem instrumentos de resistência e ativismo social em prol do antirracismo e do fortalecimento de grupos historicamente discriminados.

A participação de Cristina Santos e Eliane Cavalleiro na 1ª FLIPERI reafirma o compromisso do Instituto Cultural Steve Biko e do Oguntec com a produção de conhecimento, a valorização das identidades negras e o fortalecimento da educação pública como espaço fundamental de transformação social.



Parcerias: