Turma 2021 do pré-vestibular Steve Biko homenageia professor Jaime Sodré





Na próxima terça-feira, 13, às 18h30, a Aula Magna do Pré-Biko 2021 terá como salão nobre o ambiente virtual das redes sociais do Instituto no Youtube e Facebook. Nessa grande festa virtual, os presentes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a instituição e ter o gostinho do que é ser um/a bikudo/a bikude. Em 2021 serão 75 estudantes de toda a Bahia nessa jornada de estudos e autoconhecimento.


Como é de costume, a Biko sempre homenageia a turma como o nome de uma personalidade negra influente da nossa história. O grande homenageado deste ano é o querido e saudoso historiador, escritor e doutor em História da Cultura Negra, Professor Jaime Santana Sodré Pereira. Turma Professor Jaime Sodré.


Falecido em agosto de 2020, Professor Jaime, como era carinhosamente chamado pelos bikudos, também era um bikudo raiz e grande incentivador do trabalho desenvolvido pela Biko. Ele foi um dos responsáveis pela conquista do prédio da nova sede. “Quando ele soube da nossa intenção de adquirir um prédio ele conversou com o governador e nos levou para conversar com ele “Jaques Wagner” e tudo aconteceu. Conquistamos a nossa sede no Campo Grande, que em breve será também a nossa Faculdade Steve Biko. Professor Jaime sempre foi um grande articulador”, lembra Silvio Humberto, presidente de Honra do Instituto Steve Biko.


A homenagem foi recebida com muito carinho pela filha do professor, Jamile Sodré, que irá representar a família na Aula Inaugural. “Em nome da minha família eu fico muito feliz. Meu pai sempre foi um incentivador da educação e lembro-me dele sempre falar da Biko com muito carinho. Eu fico muito emocionada em saber e sentir todo esse amor e carinho que todo mundo tinha por ele. Não era pai só meu e de meu irmão, era pai de todas e todos, emociona-se.


Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia, as aulas acontecem no mordo virtual, em 2021, utilizando a plataforma Zoom. O ano letivo da turma Professor Jaime Sodré começa na quarta-feira, 14, às 18h30 e terá duração de 08 (oito) meses.


Nova diretoria


Na Aula Inaugural também será apresentada a nova diretoria do Instituto para o biênio de 2021-2023: Lázaro Cunha (Diretor Executivo);Jucy Silva (Diretora Pedagógica); Ivo Ferreira (Diretor de Comunicação e Projetos Especiais); Carlos Eduardo Passos Gusmão (Diretor Financeiro); Sérgio Correia Silva (Diretor de Ação Social).


Para Lázaro Cunha, diretor executivo da Biko o ano de 2021 traz desafios ainda maiores que os enfrentados no primeiro ano da pandemia, sobretudo para a comunidade negra. “a pandemia só fez revelar e agravar em fratura exposta aquilo que já sabemos há muito: as comunidades negras estão desassistidas, desde a época da colonização portuguesa. E é nesses momentos que os mais experientes de nós não podem furtar-se a ir para a frente de batalha. Na Biko nunca foi diferente, pois já é marca do nosso grupo tomar a defesa dos nossos. Nós temos a força da ancestralidade”, reforça.


Jucy Silva, diretora pedagógica acrescenta: “o grande obstáculo ao bem-estar mundial, não se encontra só na ameaça mortal do coronavírus e sim nas seculares ausências de estruturas sociais que acometem as populações que não estão dentro do perfil europocêntrico de poder social ou aquisitivo. Por isso que vamos continuar resistindo e lutando para inserir esses jovens nas universidades”, pontua.


Novo integrante da diretoria, mas bikudo há 28 anos, o professor Ivo Ferreira agora diretor de Comunicação e Projetos Especiais diz que o momento é desafiador e exigirá da comunidade negra estratégias mais inventivas. “A comunicação terá que cada vez mais dialogar não só com os nossos pares, mas criar pontes entre os diversos segmentos que formam o povo brasileiro. Precisamos falar para o mundo quem nós somos, o que nós realizamos e que ainda podemos realizar. Acreditando sempre que a educação é quem liberta as mentes da subordinação da opressão”,


A Aula Inaugural acontece nesta terça-feira, 13, às 18h30, no Youtube (/canaldabiko) e no Facebook (@icstevebiko).

Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos