DENEGRIR: LANÇAMENTO DO LIVRO E NOITE DE AUTÓGRAFOS

“Se DENEGRIR é tornar negro, vamos ressignificá-lo para que jamais possa ser visto com algo ruim”



O Centro Cultural Casa de Angola na Bahia receberá, na próxima segunda-feira, dia 20, às 18hs, o lançamento do livro “Denegrir: Educação e Relações Raciais”, de autoria do ativista do movimento negro e escritor, George Roque Braga Oliveira.


A obra é uma coletânea de textos que abordam, de forma direta e estratégica, a (re)construção de uma identidade negra no Brasil. Escritos ao longo de dez anos, os textos foram selecionados dentre os já publicados pelo autor em jornais, blogs e sites e conta, também, com textos inéditos. Traz uma riqueza de temas abordados numa tentativa cronológica e afrocentrada para auxiliar e orientar o debate acerca da realidade das conquistas, desafios e possíveis avanços presentes nas causas e consequências dos dilemas direcionados às experiências das populações negras.


Segundo George, é preciso estar na linha de frente contra o racismo, se conectando com o passado, reconhecendo o presente e almejando um futuro mais justo e igualitário. O autor ainda destaca a importância de uma escrita adotando uma visão antirracista para este combate: “diante das (in)certezas que o racismo nos provoca, dentre as diversas estratégias para mitigar as sequelas das desigualdades raciais, escrever e publicar artigos de opinião fez com que essa trajetória resiliente fosse fortalecida ao passo em que ousamos organizar e registar o pensamento como uma arma contra as opressões.”

A construção do livro segue algumas dimensões que estão consonantes com a lei 10639/03 e a importância acerca do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos povos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e a população negra na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição desses povos nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.







MINIBIO - SOBRE O AUTOR


George Oliveira é doutorando em educação pela Faculdade de Educação – FACED, na Universidade Federal da Bahia – UFBA; Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, CIAGS-UFBA; Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações do Terceiro Setor; Graduado em Ciências Econômicas – UFBA; Gestor administrativo do Instituto Steve Biko (Salvador-Bahia); presta consultorias para empresas nos temas diversidade, inclusão e equidade; Escritor de textos antirracistas para blogs e sites, onde busca expressar e compartilhar seus medos, descobertas, angústias e aspirações. Em 2021 lança seu primeiro livro: Denegrir – Educação e Relações Raciais.



SERVIÇO:

O que: Lançamento do livro “Denegrir” de George Oliveira;

Quando: Dia 20 de dezembro (segunda-feira), as 18H

Onde: Casa de Angola na Bahia (Praça Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros, Salvador-BA - próximo ao Corpo de Bombeiros)

Aberto ao Público - Para participar, basta confirmar, exclusivamente, por meio do link :https://forms.gle/29L2Gt8G5atgsYMQ7

Contatos: George Oliveira – 71 99318-0140 / @livrodenegrir

Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square