Agenda de atividades marcou o mês de aniversário do Instituto

O Julho da Biko, quando celebramos o aniversário da instituição, foi marcado por um ciclo de atividades da agenda antirracista, anti-sexista e antifacista. Lives, bate-papos, lançamento de campanha em prol da educação e uma live de aniversário marcaram esse mês tão importante.


Começamos o mês de julho com a campanha “Eu Ligo para Educação: conectando conhecimento” que objetivou a doação de pacote de dados de internet para os alunos dos projetos educacionais da Biko. A campanha teve bastante engajamento e já está beneficiando jovens do pré-vestibular e do Oguntec.


Celebrando os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, promovemos o primeiro evento designado “Encontro com Biko”, num bate-papo de muito conhecimento com dois jovens expressivos e de grande destaque nas redes sociais o Adriel Oliveira (@lidrodrii) e Ndeye Fatou Ndeaye (@fatouoficial). Ambos passaram por situações de discriminação racial que ganharam repercussão na internet e souberam lidar de forma construtiva com a situação. O debate foi acompanhado pela assistente social da Biko, Juliana Marta e a nossa professora e conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanete Peixoto, sob a mediação do educador e gestor administrativo da Biko, George Oliveira.


Com o passar dos dias mais atividades foram adicionadas ao ciclo de formação. No dia 23 de julho tivemos o 1° Painel das Profissões 2020 e a área abordada foi Saúde. Em novo formato, em virtude do cenário de pandemia da Covid-19, os alunx egress@s da Biko: Flávia Alves (Enfermagem); Genilson Costa (Psicologia); Jackeline Correia (Nutrição) e Nei Nascimento, professor de Bilogia da Biko e acadêmico em Medicina, compartilharam suas experiências com os estudantes da turma Ida Mukenge, que puderam tirar dúvidas sobre as profissões. Segundo @s estudantes, essa ação foi muito interessante e importa para a definição de suas opções de carreira.“Esse momento de interação e trocas é muito incentivador para os que estão chegando e um frescor para quem já formou e está na lida”, destaca Tarry Pereira, diretora pedagógica da Biko.


A Biko também marcou presença no Julho das Pretas. Realizamos a II Conferência Internacional Mulheres Negras na Diáspora pelo Bem Viver. Para esse debate foram convidadas a Prfª Doutora norte-americana, Elizabeth Hordge Freeman e a pesquisadora e mestranda em Relações Internacionais, a guinesa, Naentrem Sanca. Em um debate super rico as convidadas interagiram com os teleouvintes relatando suas experiências de luta antirracista e anti-sexista, enfatizando as especificidades e as semelhanças com o embate vivido pelas mulheres brasileiras.


“Muito bom saber que a nossa luta, apesar das suas particularidades é a mesma: buscamos o bem viver ao tempo que lutamos para mudar essa sociedade através do conhecimento e educação”, aponta Jucy Silva, diretora executiva da Biko e mediadora do debate.


Mas nem tudo estava completo. Ainda faltava um dos momentos mais emocionantes da Biko, a aula inaugural que, em virtude da pandemia precisou ser adiada. O momento escolhido para realizar a Aula Inaugural foi o Aniversário de 28 Anos da Biko, no dia 31 de julho.


“É um rito de passagem entre os estudantes aprovados e os novos. É um momento emblemático, sobretudo em tempos de pandemia em que as desigualdades estão mais evidentes e o esforço dos estudantes para passar no Enem é ainda maior. “O exemplo reafirma, dá forças”, enfatiza George Oliveira, gestor administrativo da Biko.


O anfitrião e a anfitriã da Aula Inaugural, professora Lidiane Ferreira e o presidente de honra, Sílvio Humberto, conduziram a aula inaugural que contou com a participação dos docentes, homenageados pela diretoria pedagógica, os estudantes do pré-vestibular da turma Ida Mukenge 2020 e @s bikud@s egress@s, Cecília Gabriela e Bruno Miranda Calazans (Turma Edson Cardoso de 2019) ambos aprovados no Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades na Unilab. Esses dois Bikud@s deram um excelente recado aos que estão chegando; fizeram discursos sinceros e cheios de uma emoção contagiante e encorajadora.


A apresentação cultural ficou sob o comando de outra aluna egressa, Gabriela Cabral, aprovada no BI em Humanidades na Unilab que nos brindou com belos versos poéticos que mostram a força de nossa cultura e arte. Vida longa ao Instituto Cultural Steve Biko!!!


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: