II Conferência Internacional Mulheres Negras na Diáspora pelo Bem Viver




Integrando a agenda conjunta e propositiva das organizações e movimento de mulheres negras da Bahia, região Nordeste, e mais alguns estados do país, o Instituto Steve Biko realiza na próxima segunda-feira (27), a II Conferência Internacional Mulheres Negras na Diáspora pelo Bem Viver, através da plataforma Zoom, às 19h.


Para fortalecer o debate foram convidadas a Dra. Elizabeth Hordge-Freeman, professora associada de Sociologia na Universidade do Sul da Flórida e PHD em Sociologia na Universidade Duke. Elisabeth é autora do premiado livro, " A cor do amor: Características Raciais, estigma e socialização em famílias negras brasileiras" e a pesquisadora e mestranda em Relações Internacionais pela UFBA, Naentrem Sanca (Guiné Bissau). O debate será mediado pela diretora Executiva da Biko, Jucy Silva.


“Nossos encontros, desde o primeiro Julho das Pretas, sempre foram realizados em nossa sede, num aquilombamento de mulheres mas, em virtude da pandemia, nosso quilombo será virtual e com a mesma força”, afirma Jucy.

O link para a live no Zoom pode ser solicitado através do e-mail: livesdabiko@gmail.com até o dia 26/07.


Julho das Pretas 2020


Criado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha.

Em Defesa das Vidas Negras, pelo Bem Viver (2020) – A primeira edição totalmente virtual determinada pela pandemia do Coronavírus - nos obrigou a construir estratégias para nos mantermos em estado de denúncia sobre as políticas de mortes provocadas pelo racismo estrutural, base do capitalismo mundial.


As mulheres negras organizadas no Brasil, articuladas com o contexto internacional, definem a defesa das Vidas Negras como pauta prioritária da luta política, em consonância com a construção de outro modelo civilizatório centrado no Bem Viver. A agenda deste ano, com 275 atividades, recorde de inscrições, prova mais uma vez que o movimento de mulheres negras é a maior potência política da contemporaneidade no Brasil.


Destaque!!!
Posts Recentes