Instituto Steve Biko volta com o Bloco “Os Bikud@s” no Carnaval de Salvador


De volta ao Carnaval de Salvador depois de oito anos sem sair, o bloco “Os Bikud@s” estará presente no cortejo da tradicional Mudança do Garcia na segunda da folia, 24 de fevereiro. O tema que marca o retorno do Bloco é “Poder para o Povo Negro”, e o desfile será do final de linha do Garcia até o Campo Grande. Interessados podem adquirir a camisa do Bloco na sede do Instituto Steve Biko (Pelourinho).


O Bloco “Os Bikud@s” é uma manifestação cultural que pretende levar uma aula de cidadania ao percurso da Mudança do Garcia, pautando temas de relevância para a comunidade negra, a exemplo das ações afirmativas, o combate ao racismo institucional, o desmonte das políticas públicas de igualdade racial no país, intolerância religiosa, dentre outras temáticas.


A concentração será a partir das 9h no final de linha do Garcia, onde serão organizadas faixas e cartazes para o desfile. Quem tiver interesse em acompanhar o Bloco “Os Bikud@s” deve adquirir a camisa no valor de R$20 (em espécie), que dará direito a uma feijoada.


#BikoViveO Instituto Steve Biko é uma organização não governamental que, há 28 anos (31/7/1992), criou - de forma pioneira - o primeiro curso Pré-Vestibular voltado para negros no Brasil. Funcionando no Pelourinho, o projeto busca a inserção dos negros no espaço acadêmico como estratégia para sua ascensão social e o combate à discriminação racial. Mais de 2 mil jovens negros e negras já ingressaram no Ensino Superior por meio da Biko (como é carinhosamente chamado o Instituto), que adota uma metodologia pautada no Movimento de Consciência Negra difundido pelo sul- africano Bantu Steve Biko, na África do Sul.


SERVIÇO

O que: Bloco “Os Bikud@s” pauta “Poder para o Povo Negro”

Quando: Segunda de Carnaval (24/2), a partir das 9h

Onde: concentração no final de linha do Garcia em direção ao Campo Grande

Quanto: R$20 (camisa + feijoada), vendas na sede do Instituto (Rua do Paço, n°4 – Pelourinho). Feijoada será na Rua Prediliano Pitta, 2A, Fazenda Garcia.

Informações: (71) 3241-8708


Destaque!!!
Posts Recentes