Bikud@s cravam altas notas na Redação do ENEM 2019!



“A Biko é uma mãe, acolhe, ensina, guia, puxa a orelha quando tem que puxar, reclama, dá amor.” Assim Acácia Reis, estudante da turma 2019 do Pré-ENEM, busca lá em suas memórias afetivas palavras para descrever o quanto a Biko foi crucial em sua nota na redação do Exame: 880!


“É incrível a forma como a instituição faz com que a gente se reconheça, se redescubra e como nos agrega, tanto como estudante, quanto ser humano. A Biko pra mim foi essencial, foi uma casa! Me fez acreditar em mim mesma, na minha capacidade, no meu potencial e me fez entender que eu posso chegar onde eu quiser, que posso ocupar o espaço que eu quiser, e eu só tenho a agradecer a todos que compõem a instituição, da portaria à direção”, celebra a estudante que tem um sonho alto: Medicina na UFBA, UNEB ou UFRB.

“Da portaria à direção”. Um caminho também enaltecido por Geronimo Santos. “Foram vários pensamentos de desistência, porém a voz de "Bigode" no dia seguinte me cobrando disciplina não me deixava perder aula. Se não tivesse entrado na Biko, estaria novamente com os 520 dos anos anteriores”, lembra Geronimo, que pontuou 860 na Redação. “A Biko foi crucial no alcance deste objetivo; cheguei sem nenhuma esperança, mas quando vi a garra de algumas pessoas, tomei fôlego. O corpo docente, administrativo e Cristiane Furtado, psicóloga, tiveram total importância durante todo o curso e me conduziram para o sucesso”, diz. O sonho: Jornalismo na UFBA ou na UNEB.


Mirelle Silva também lembra que tem muito da Biko em sua conquista: 900 na Redação do ENEM! “A Biko foi tudo pra mim, sinceramente eu sempre me senti insegura sobre minha capacidade de aprender e da minha negritude também. Tanto que nem queria fazer Faculdade. Graças à Biko agora minha visão mudou e sinto que posso fazer qualquer coisa; eu quero muito que outros jovens na mesma situação que eu estava possam passar por essa experiência também e encontrem o que precisam, assim como eu encontrei lá”, diz Mirelle, que expressa na foto acima a leveza que carrega nesse novo ano. O sonho: Artes Cênicas na UFBA.


E teve muito mais....


"A Biko é um lugar maravilhoso, vivi coisas inexplicáveis e extraordinárias lá; gostaria de agradecer a cada um que compõe a estrutura da instituição, foram essenciais pro meu crescimento pessoal e desenvolvimento como aluno. Um lugar pra onde sempre retornarei!Espero poder voltar depois da formação e ajudar os futuros alunos!" - Alexandro Santos, que pontuou 840 na Redação do ENEM. O sonho: Engenharia Mecânica na UFBA.


"A Biko foi fundamental. O apoio recebido por cada pessoa que atua na instituição e acredita na gente faz com que nossa força seja redobrada. A Biko para mim foi a confirmação diária de que posso ocupar diversos espaços que durante toda minha vida eu achei que era impossível. Imenso amor e gratidão por um lugar que me ajudou a realizar esse sonho e provar a mim mesma que posso conquistar o que eu antes achava impossível" - Lavínia Costa, que arrasou na Redação, com 940 pontos. O sonho: Letras Vernáculas na UFBA.

Enem 2019: 60% das redações com nota mil foram escritas por mulheres; região Sudeste e Nordeste têm 77,3% das notas máximas.

Fonte: G1



Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos