Alunos do Oguntec tem agenda intensa de visitas formativas!


Com visitas externas, estudantes do projeto Oguntec tiveram encontros e formações diversas nas últimas semanas. Em sua 19ª edição, o Oguntec hoje ocupa o Centro Educacional Edgard Santos, voltado para alunos do Curso Técnico de Administração, que buscam, coletivamente, soluções inovadoras para demandas sociais da comunidade escolar. Demandas divididas em grupos chamados “Desafios”.


Uma destas visitas foi do desafio de História, que foi às ruínas do castelo de Dias D'ávila localizado em Praia do Forte. Com o auxílio de guia, a visita teve como objetivo entender a ligação de Faria D'Ávila com o bairro do Garcia, e fazer uma visita de campo a um patrimônio histórico material. Na visita, os alunos tiveram oportunidade de conhecer a extensão de terras e seu patrimônio, perceber o cotidiano das pessoas naquela época, o posto de observação estratégico e o acervo de artefatos históricos, com réplicas de objetos antigos e maquete de como era o Castelo.


“É muito importante resgatar nossa história, saber nossas origens, a visita foi muito importante, pois eu não conhecia o castelo, e me ajudou a compreender a história do bairro”, relatou Daniela dos Anjos aluna do projeto.

Já o grupo do Desafio de Energia assistiu a uma aula lecionada pelo Professor Dr. Vitor Mancir, que abordou temáticas sobre as diferentes energias renováveis, com foco na energia solar. O professor Vitor apresentou questões técnicas de como é a construção do sistema de captação de energia solar, e vertentes como a estrutura básica da célula Fotovoltáica. Em sua participação, ele falou sobre as questões sociais nas implantações deste sistema de energia e o potencial solarimétrico do nordeste.

Resíduos Sólidos e Acessibilidade


“Conhecer a horta me fez repensar sobre a responsabilidade que temos, pois se uma empresa de grande porte está preocupada, nós em nossas casas também devemos nos preocupar”, relatou Lidiana Campos, aluna do Desafio de Resíduos Sólidos. Assim definiu a estudante, que participou de uma visita guiada à horta e às instalações de armazenamento da água que é utilizada para resfriamento das áreas no Shopping Salvador. A visita teve o objetivo de conhecer o sistema, a estufa, e o cultivo em hortas urbanas. Foram abordadas temáticas sobre todo o processo de separação, higienização e compostagem do lixo orgânico e sobre reaproveitamento da água no sistema de refrigeração do shopping.


“Desde que entrei no projeto, minha visão mudou totalmente; antes, para mim, lixo era uma coisa só, e hoje eu tenho uma noção da diferença dos resíduos e a importância de descartar corretamente”, disse o estudante Hugo Palma.


O Goethe Institut, no Corredor da Vitória, também recebeu a visita dos grupos de Resíduos Sólidos e Acessibilidade. Na ocasião, os alunos participaram de um quiz com sobre a Alemanha, abordando curiosidades, características culturais e geográficas do país. A visita também contou com a participação de Wendel Silva, nascido no interior da Bahia, que morou num bairro periférico de Salvador e que, através de uma atividade na residência artística no Goethe, conseguiu um intercâmbio para Alemanha, onde cursará Dança.


No Goethe, os alunos participaram de uma visita guiada pelas instalações do Instituto, e visitaram a exposição coletiva com obras de vários artistas.

Com informações e fotos de Joice Antero


Destaque!!!
Posts Recentes