Matheus Len's, a Biko e sua fotografia ancestral!


Ele é Matheus Len's, como se auto intitula. Foi aluno da Biko em 2018 mas, como acontece com muitos jovens negros, a necessidade de trabalhar atravessou a jornada acadêmica. Mas o pouco que cursou foi o necessário para que ele garantisse uma nota alta no ENEM, maior do que todas que já havia tirado antes, nas muitas tentativas. O que o levou ao estudo de Jornalismo na Faculdade de Tecnologia e Ciências - a FTC. E "com um bom desconto, graças a esta nota", conta.


Matheus nos conta sua história pelo Instagram, uma das Redes Sociais da Biko. "Eu tenho um trabalho com a Fotografia que é empoderar as pessoas através dos meus editoriais fotográficos", conta. O trabalho almeja, através da história da cultura afro, "entender tudo tudo nesse mundo". Ele nos convida a conhecer seu perfil profissional na rede - @matheuslensph. Mas antes de ir, conheça um pouco desse bikudo:


Biko - Quando vc esteve na Biko e o que esse tempo aqui significou para você?

Matheus - Estudei na Biko em 2018, porém não pude completar o curso pois, quando entrei estava desempregado, vivendo apenas da Fotografia e no meio do ano consegui um emprego de carteira assinada que era no mesmo horário do curso. O pouco tempo que fiquei na Biko foi um dos melhores momentos em minha vida, pois era um curso que eu almejava muito e foi um curso na qual me senti à vontade com as pessoas e a cada dia mais motivado a lutar por uma causa, a fazer o diferencial de alguma forma.


Biko - Como a sua passagem pela Biko influenciou sua arte hoje?

Matheus - Muito! Quando entrei na Biko já trabalhava com a Fotografia e já usava ela para falar sobre a história dos meus ancestrais, porém depois que entrei, me senti mais motivado a trabalhar com isso e a pesquisar mais sobre a minha ancestralidade, sobre a história do meu povo para repassar isso para os que me acompanham. Eu transformei muito do conhecimento que a Biko me passava em editoriais fotográficos.

Biko - Como é sua vida de universitário? Como você vê a Biko presente em seu estar universitário?

Matheus - Entrar na Faculdade era algo que sempre almejei, porém não sabia ao certo que curso fazer e quando tive a certeza do que queria, entrei com o corpo e a alma. Tem sido bastante proveitoso para mim, o meu curso tem agregado bastante no meu trabalho fotográfico, tem me permitido conhecer pessoas incríveis e a Biko se encontra presente ali quando entro na instituição e sei que, infelizmente, sou um diferencial. A Biko tá presente no modo como me comporto diante de uma instituição e de uma realidade; e como eu me coloco como um corpo negro no mundo, sempre sabendo aproveitar as oportunidades que são dadas e encontradas e sempre tendo ambição de ser melhor a cada dia!


Matheus queria que essa mensagem chegasse aos professores coordenadores, dirigentes e alunos, que os ajudaram a seguir seu caminho. Recado dado!


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: