Aula Inaugural lotada dá início ao ano letivo da Biko!


“A maneira mais comum das pessoas desistirem de sua força, é pensando que não tem nenhuma” – Alice Walker

Alice Walker, Lima Barreto, Franz Fanon, passando até por Nietzche. Esse foi o passeio intelectual conduzido pelo militante e Dr. em Educação, Edson Lopes Cardoso, patrono da Turma 2019 do Pré Vestibular Steve Biko, formada por 75 jovens negros e negras. A Aula dada na noite desta quarta (13), deu início à trajetória de estudos destes jovens, que lotaram o auditório do IFBA para ouví-lo e compartilhar de sua trajetória. A partir de agora, os encontros de estudos acontecem de segunda a sábado, domingos e feriados eventuais.




Dentre os presentes, ex-alunos de turmas recentes, como 2016, 2017 e 2018. Alunos aprovados em Universidades Públicas, que deram seus depoimentos como inspiração aos novos que chegam este ano. A inspiração também veio em forma de alerta na palestra de Edson Cardoso, com o tema “Ações afirmativas sob ataque: os desafios para a democratização do ensino superior na atual conjuntura política brasileira”.



Edson citou diversas conquistas do Movimento Negro a partir das ações afirmativas, mas alertou para a continuidade das mesmas.


“A fragilidade das Ações Afirmativas é não serem implementadas como deveriam. É pior do que “fulano” dizer que vai acabar com isso. O que mudou na Universidade com as cotas? Temos força, mas temos que saber onde estão nossas fraquezas. Precisamos refletir como enraizar essa mudança. As inteligências aqui precisam buscar esse acesso à Universidade, mas pensar em como garantir sua permanência, como mudar estruturalmente a Universidade. Esta é uma construção coletiva. A Biko é parte deste esforço de buscar fórmulas à sociedade. É uma solução da sociedade que se propõe ao Estado para que seja uma política pública”, disse Edson, que foi seguido por depoimentos de ex-alunos.



O alerta serviu para enraizar ainda mais a vontade e o sonho dos novos. “Estou muito emocionada e feliz com a palestra e com os depoimentos. Abriram minha mente, me fizeram refletir o mundo sob nossa perspectiva. O Curso de Psicologia em uma Universidade pública é muito concorrido, mas depois daqui eu não vejo a hora de começar a estudar e me preparar pra isso. Sei que vou estar motivada, vou trocar conhecimento com outros alunos, professores e estou focada em entrar no curso de Psicologia”, diz Indianara Nascimento de 27 anos.



A consciência também está com Lucas Sá Barreto (21). “Conquistar e ocupar a Universidade, saber do meu potencial como estudante e saber que tenho muito que representar – não só os que vieram antes mas os próximos que virão. É um legado de ancestralidade envolvido. Não é só estudar um ano e sair, mas fortalecer uma instituição que está há muito tempo fazendo pelo nosso povo”, afirma confiante o novo bikudo de primeira, que pleteia os cursos de Marketing ou Publicidade.


Falando de Biko, Edson Cardoso também trouxe esse olhar para trás em seu passeio. “Biko fazia Medicina, podia ter ido pra Inglaterra estudar e resistir de longe. Mas quis ficar, escrevendo pra um Jornal, com a coluna intitulada Escrevo o que eu quero. Se recusou a deixar a África do Sul e enfrentou o poder. Ele queria se comunicar e, pra isso, usou uma imagem: um povo sem passado é um carro sem motor. Mas pra onde vai o carro com passado, ativado pela memória para seguir? Para o futuro. Ir ao passado, portanto, é condição pra alcançar o futuro”, disse.



Para Edgleison Costa Silva, aluno de 2018 que foi aprovado na UFRB para o Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Exatas e Tecnológicas, o que pensava de si mudou. “A Biko abriu portas que eu nunca tive esperança de serem abertas, como a ascensão intelectual e profissional, me ajudou nesse desenvolvimento. Busquei quebrar alguns paradigmas pessoais como auto estima, não me ver capaz. Depois da Biko, sinto e sei que sou capaz de tudo”,afirma o bikudo, que escolherá Engenharia Elétrica ou da Computação. “Quero ensinar games e plataformas digitais em minha comunidade”, finaliza.


O retorno sempre foi e é uma lição dada em sala de aula por toda equipe da Biko. Aprovada no mesmo curso, Dalila Conceição tem um sonho: “Pretendo cursar Engenharia Elétrica com especialização em Eletrônica ou Mecatrônica. Meu sonho é fazer um aparelho auditivo para pessoas de baixa renda. A Biko é uma família, saímos com um compromisso de acolher os nossos. Nunca desistir, há dificuldades mas você pode ser o que você quiser” , afirma.


Novas Chamadas


Quem ainda não foi chamado na primeira lista, ainda tem chances de entrar nesta Turma Edson Cardoso: Segunda chamada: 14/03; Terceira chamada: 02/04; Quarta Chamada: 02/05. As aulas do Pré Vestibular acontecem na sede da Biko (Largo do Carmo - Pelourinho) de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h45, aos sábados das 13h30 às 17h e domingos e feriados - em horários e locais a serem informados pela coordenação do Curso. O Pré Vestibular tem aulas até o mês de novembro de 2019.

Fotos: Jamile Menezes


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: