Biko prepara mais um intercâmbio com a Pitzer College (EUA)!



"Ser uma instituição de ensino superior referência no desenvolvimento de iniciativas que valoriza a diversidade etnicorracial, contemplando os saberes e fazeres da cosmovisão africana e suas diásporas na produção de conhecimento!" Essa é a visão do Instituto Steve Biko, que se alia à Diáspora Africana para a consolidação de seu fazer pedagógico.


É com o Programa de Intercâmbio da Biko, que essa troca vem se fortalecendo ao longo dos anos. O programa promove a troca de experiências entre estudantes, membros do instituto e professores com estudantes e educadores de outros países. O Instituto, em parceria com Universidades estrangeiras, realiza visitas, palestras, workshop, intercâmbio cultural e educacional, ensino de Português e outras atividades de imersão na Cultura Afrobrasileira.


E isso tá acontecendo agora: de 13 a 23 de fevereiro, uma comissão da Biko está na Pitzer College, California/EUA apresentando a trajetória do Instituto e promovendo o Programa de Intercâmbio. Estão lá a a diretora executiva da Biko, Jucy Silva, a coordenadora do Programa, Ana Luísa Dias e Gleisson Santos, aluno egresso da Biko e que hoje é colaborador do intercâmbio. Fundada em 1963, a Pitzer College é uma das melhores faculdades de artes liberais e ciências. O Colégio enfatiza estudos ambientais e interdisciplinares, as artes, humanidades e ciências sociais, comportamentais e naturais.


"Intercâmbios são experiências riquíssimas para ampliar horizontes, tanto para quem viaja quanto para quem recepciona. Nosso intercâmbio na Biko é uma grande potência, pois apresenta um olhar consciente e crítico sobre o Brasil, que inclui, mas vai muito além da beleza e da cultura, trazendo uma perspectiva ampliada e consistente da nossa realidade", explica a coordenadora, Ana Luísa Dias.


Em 2019, o Programa receberá estudantes americanos, que conheceram a cultura a e realidadde afro-brasileira, junto à equipe diretiva a Biko, professores, coordenadores e, especialmente, junto aos bikud@s da turma Edson Cardoso - os 75 jovens que serão aprovados no processo seletivo de 2019.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos