Sessão na Câmara celebra os 25 anos do I Seminário Nacional de Universitários Negros e Negras (Senun



A passagem dos 25 anos da realização do I Seminário Nacional de Universitários Negros e Negras (Senun), será homenageada, na próxima quinta-feira (22/11), na Câmara Municipal de Salvador. A Sessão Especial é uma iniciativa do presidente da Comissão de Cultura da Casa Legislativa, vereador Sílvio Humberto (PSB) e acontecerá no Plenário Cosme de Farias, às 19h.


"Comemorar e homenagear os realizadores do Senun, pela ousadia de problematizar a questão da inserção dos negros e negras no ensino superior, num momento onde a presença negra na Universidade era ainda muito escassa”. A homenagem seria, conforme o parlamentar, que tem um largo histórico de militância na luta pela igualdade, “um reconhecimento das conquistas e da capacidade de fazer muito com pouco” - Silvio Humberto.


Estarão reunid@s representações acadêmicas da Universidade de Campinas (UNICAMP), do Centro de Culturas Populares e Identitárias – Secult/BA, do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), dentre outros.

"Hoje nos orgulhamos de ter colocado mais de 1.500 estudantes na Universidade e que muitos hoje trabalham em prol da igualdade racial. Com tantas ameaças educacionais, celebrar os 25 anos é unir ainda mais esforços para que seja garantida uma educação de qualidade para todos", diz a diretora executiva da Biko, Jucy Silva.


Para a jornalista, professora Ceres Santos, a celebração é necessária. Ela que participou ativamente do SENUN e, hoje, avalia que a luta não tem fim.


"Nossas conquistas resultam de muita resistência, organização e luta por políticas públicas, principalmente, no campo da Educação. Por outro lado, me incomoda, me indigna profundamente que passamos 25 anos, ainda tenhamos que lutar por questões ligadas a nossa existência", diz.


Dentre delas é a aplicação, de fato da lei 10.639, da adoção de mecanismos eficientes para a permanência dos/as estudantes cotistas no Ensino Superior, e a inserção no mercado de trabalho etc.


"Ou seja, apesar das conquistas e que não foram poucas nesses últimos 25 anos nossa caminha de lutas não tem fim. É como uma miragem. Por isso, precisamos continuar unidos/as, lutando e nos atualizando na contra o racismo, sexismo, homofobias etc",diz Ceres.


SERVIÇO:

O que: Sessão Especial em homenagem aos 25 anos da realização do I Seminário Nacional de Universitários Negros e Negras (Senun);

Quando: Quinta-feira (22/11), às 19h;

Onde: Plenário Cosme de Farias – Câmara Municipal de Salvador – Praça Municipal, s/n – Centro – Salvador/BA;


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: