Instituto Steve Biko sedia minicurso sobre Psicologia Preta, com Lucas Veiga (RJ)!


Psicologia Preta: Como curar a negritude dos efeitos do racismo?’ é o tema do minicurso ministrado por Lucas Veiga, psicólogo e Mestre em Psicologia. O evento acontece no dia 10 de novembro (sábado), das 09h às 12h, no Instituto Steve Biko (Pelourinho), com investimento de R$20 e emissão de certificado.


O minicurso aborda os efeitos da colonização na produção de conhecimento e na produção de subjetividade para, em seguida, num diálogo com intelectuais negros do campo da saúde mental como Frantz Fanon, Wade Nobles, dentre outros, apontar caminhos para o tratamento dos impactos do racismo na subjetividade das pessoas negras. Pulsão palmarina, descolonização e fim do mundo são alguns dos conceitos que norteiam o minicurso e dão subsídios para a criação de estratégias para a promoção de saúde na população negra, bem como para a luta antirracista.


“É uma alegria poder retornar à Salvador e realizar esse curso na cidade mais preta do Brasil”, comenta Lucas, que esteve em Salvador em 2017 numa palestra sobre “As diásporas da bicha preta”, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Em 2018, o psicólogo carioca também esteve presente no 30º Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.


O minicurso de Psicologia Preta já passou por outros estados, tendo lotação máxima em espaços como o Aparelha Luzia (São Paulo) e Museu da República (Rio de Janeiro). O evento não tem inscrição prévia, e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada (a capacidade do espaço é de 60 pessoas).


O quê: Minicurso ‘Psicologia Preta: Como curar a negritude dos efeitos do racismo?’ Quando: 10 de novembro (sábado), das 09h às 12h Onde: Instituto Steve Biko (Pelourinho, Rua do Paço nº04)

Investimento: R$20 (com emissão de certificado)

Foto Francisco Costa


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos