Concurso de Redação 2018 terá como tema a valorização do protagonismo de mulheres negras!


Caminhos para a valorização do protagonismo de mulheres negras na história do Brasil. Esse é o tema do Concurso Anual de Redação do Pré-Vestibular da Biko em 2018. Uma iniciativa do Núcleo de Linguagens, o Concurso tem como proposta estimular a discussão com temática racial e de gênero e, ao mesmo tempo, treinar a escrita visando ao ENEM.


Mas, claro, como a Biko sempre tangencia - ou imerge - suas ações em debates sociais, o Concurso buscará com que os alunos pesquisem o tema, levem para a sala de aula grandes referências de mulheres negras para desenvolver suas argumentações.


Para isso, os concorrentes deverão citar mulheres negras, como Zeferina, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Luíza Mahim, Dandara, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzales, Mãe Stela, dentre outras referências.


Com um mínimo de 20 e máximo de 30 linhas, os bikud@s deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo em que possam refletir o porquê da invisibilidade dessas mulheres e fazer propostas de intervenção que levem à valorização de seu protagonismo na história do Brasil.


No Concurso, serão premiados com livros e Ipods, o primeiro, segundo e terceiro lugares, e as redações serão avaliadas pela equipe de professores de Linguagens da Biko: Luciana de Souza, Ivo Ferreira e Sandra Souza.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos