#Oguntec - Estudantes unem tecnologia e informação no App Acessibilidade Melhor para Todos (AMPT)!


Em 2017 e 2018, o programa OGUNTEC – iniciativa formativa da Biko para aproximar jovens negros e negras das Ciências e Tecnologias - tem patrocínio da Dow Química, que financiará a implantação dos projetos dos mais de 30 alunos que se debruçam em pensar ideias inovadoras para lidar com questões socioambientais na comunidade do Garcia, Salvador.


Divididos em Desafios, os alunos pensam soluções para o uso de energia solar, reuso da água, preservação da memória, e a acessibilidade, tendo como referência e base, o Colégio Edgard Santos, parceiro do projeto. Para fortalecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes, o Desafio de Acessibilidade convidou o professor de Desenvolvimento de Sistemas do IFBA e coordenador do Coletivo Mobicidade, Pablo Vieira Florentino para dialogar sobre “Mobilidade ativa, tecnologia e acessibilidade". O encontro aconteceu no Edgar Santos na última sexta-feira (20).


“Conheço os propósitos da Biko e trazer estas reflexões pra esta juventude é sempre importante. Esta Mobilidade ativa de que falamos tem a ver diretamente com questões socioeconômicas e raciais, isso se reflete na vida destas pessoas todos os dias, pois trata do nosso acesso ao que a cidade tem pra oferecer. Por conta de políticas públicas equivocadas, a mobilidade urbana é bem desigual. Quem tem menos poder aquisitivo, quem mora mais longe, questões de idade, de gênero, tudo ficaamais latente sob esta análise”, frisou Pablo.


Os estudantes deste Desafio trabalham, hoje, com a criação do App AMPT - Acessibilidade Melhor para Todos, que vai utilizar o Geoprocessamento como referência tecnológica pra servir à comunidade do Garcia. Esta tecnologia permite que sejam anexados dados a pontos e localidades, associando informações a um determinado local. Além de aulas de Geoprocessamento, o grupo do Desafio Acessibilidade também terá oficinas de Design e Comunicação, com Mariana de Paula e Introdução à lógica de programação, com Ramon Oliveira – convidados pelo Tutor do Desafio, Igor Bunchaft.


Fundo Casa: mais recursos para o APP AMPT!


O App AMPT é fruto de um projeto maior do Desafio Acessibilidade – a criação de uma Empresa Júnior pelos alunos, que irá gerenciar o aplicativo e ampliá-lo. Estas idéias foram submetidas ao Fundo Socioambiental Casa - uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. E foi aprovada!


Com recursos deste Fundo, será possível reestruturar o laboratório de informática do Colégio Edgard Santos, onde se dão as aulas e oficinas do Desafio, com a aquisição de 10 computadores, aparelho de ar condicionado, e uma readequação da instalação elétrica e de alguns mobiliários. "O projeto tem um diferencial, que é melhorar a acessibilidade, linkando com os órgãos públicos. Teremos mais idosos no futuro e pensamos já na locomoção destas pessoas. A mobilidade e acessibilidade são complicadas em Salvador, venho andando para cá e sempre noto estas dificuldades no caminho, por isso a importância de termos uma tecnologia que busque melhorar estas questões", diz o estudante, Alex Santos Souza.


Sobre os novos recursos a serem investidos no projeto, o tutor, Igor Bunchaft que submeteu o projeto no Edital, é otimista. “Vai nos auxiliar na resolução de algumas limitações aqui da escola, e a perspectiva é de viabilizar de forma mais segura o projeto. Poderemos extrapolar o Oguntec em um prazo mais longo pra poder chegar a um resultado final. Estamos nos aproximando de outras pessoas, como Pablo, outros movimentos e coletivos que tratem desta mobilidade ativa. Mesmo quando acabar o Desafio, poderemos dar continuidade às idéias aqui elaboradas”, conclui Bunchaft.


Saiba mais sore os outro Desafios do Oguntec aqui!


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: