Leno Sacramento, tod@s nós!



“Assim que nascemos nossas cabeças são colocadas na mira de uma bala que segue nos matando lentamente: a morte social, a morte cultural, a morte financeira, a morte estética, a morte psicológica” – Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum.


O ator foi vítima de uma desastrosa abordagem da Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (13), na região do Campo Grande. No trecho acima, Leno fala do processo de criação de seu recente monólogo "Encruzilhada", que trata justamente do racismo e da violência policial nas abordagens a pessoas negras. Leno, acompanhado de um amigo sobre suas bicicletas, foi abordado por policiais após estes terem recebido denúncia de roubo nas imediações. A descrição: dois homens sobre bicicletas.


“A morte nos invade, nos extermina e nos põe em uma cruz de braços abertos. Ela nos deixa sem escolha, sem opção. Nos dilacera e nos abate pouco a pouco, nos levando a uma encruzilhada. No lugar onde se cruzam dois caminhos, também a morte se esbarra, nunca estaremos sozinhos.” - Leno Sacramento



O Instituto Steve Biko declara seu repúdio a tal demonstração de despreparo e de racismo institucional, que alveja negros e negras todos os dias. Em nossa filosofia de ensino e de formação, prezamos pelo desenvolvimento da consciência negra entre nossos estudantes, fortalecendo suas personalidades, dando-lhes ferramentas para combater as ações racistas às quais estão submetid@s todos os dias.


Fotos: Rodrigo Veloso e Marcos Barbosa




Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: