Alunos do OGUNTEC colocarão em prática projetos socioambientais pensados para o Garcia!



Foi dado o pontapé inicial para implantação dos produtos e serviços pensados pelos alunos do OGUNTEC para a comunidade do Garcia. Neste sábado (5), alunos, tutores e convidados retomaram o programa da Steve Biko, que desde o ano passado se debruça em pensar ideias inovadoras para lidar com questões socioambientais na comunidade. Em 2017 e 2018, o programa OGUNTEC tem patrocínio da Dow Química, que financiará a implantação dos projetos dos alunos.


A ocasião foi marcada por relatos emocionados e motivadores de alunos e ex-alunos da Steve Biko, confraternização, e entrega dos kits estudantis (pasta, caderno, caneta, lápis e cronograma do curso). Neste ano, o nome da turma “Katherine Coleman Goble Johnson” homenageia a física, cientista espacial e matemática estadunidense. E o tema será BIKUD@S: Coisa de Preto, do Brasil para o Mundo.


O diretor de Projetos Especiais da Biko, Lázaro Cunha, deu as boas-vindas aos alunos que iniciaram o curso no ano passado, e aos novos oitos alunos que vão compor a turma deste ano: “quando nos juntamos para coisas positivas, nos sentimos mais fortes. O investimento nas pessoas e na educação faz toda a diferença. Sempre digo ‘vocês têm toda essa capacidade, e nós acreditamos na capacidade de vocês’”.


Além de Lázaro, compunham a mesa de recepção os professores e representares da Faz + Garcia Juvenilda Carvalho, José Barroso e Ana Mary; e a professora de inglês do OGUNTEC, Jussara Jorge, ex-aluna da Steve Biko: “é voltar às origens. Me formei em Letras e hoje dou aulas na instituição que me acolheu e me abraçou quando precisei”, disse.


O professor do Colégio, José Wilson, aproveitou a ocasião para estimular ainda mais os alunos a não desistirem dos seus sonhos e de seus projetos de vida. “Uma coisa é você olhar no espelho e perceber a aparência, outra, é você olhar e perceber suas potencialidades, capacidades e conhecimentos. Vocês deram um salto qualitativo enorme. Se nós sonhamos ano passado, está na hora de mostrar a realidade do fazer, do buscar, do perseverar, isso faz a diferença”.



Na prática

Nesta edição, os 30 alunos do curso técnico de Administração no Colégio Estadual Edgard Santos colocarão em prática os projetos criados por eles no ano passado. A equipe de Reuso da da Água, por exemplo, ministrada pela tutora Indira Matos, desenvolverá um projeto de captação da água da chuva através do reservatório feito com pneus e a criação de uma horta comunitária na escola.


A equipe de Energia Solar, com o tutor Fred Augusto, desenvolverá soluções para os problemas apontados no projeto do ano passado, como desperdício de energia elétrica na escola, e a equipe de Resíduos Sólidos, com a tutora Jéssica Macêdo, colocará em prática o Programa de Educação Ambiental, que objetiva formar professores, funcionários e estudantes sobre o descarte responsável do lixo.


A turma de Acessibilidade terá dois tutores: Igor Bunchaft e o voluntário Ramon Oliveira. Neste ano, a equipe desenvolverá soluções para a falta de acessibilidade na escola e o bairro onde moram. Por fim, a equipe de História, com a tutora Tamila dos Santos, dará seguimento ao trabalho iniciado no ano passado, de valorização e registro da memória do bairro.



A estudante Vanessa Cunha é uma das novas alunas do curso e fará parte da equipe de Energia Solar. “Meus próprios colegas de classe, que já fazem parte do programa, me motivaram a participar. O meu desejo é adquirir mais conhecimentos, entender melhor como as coisas funcionam”, disse Vanessa.


Já Cirlene Santos está na turma de História: “No ano passado estudamos a história do Garcia a partir da Memória, principalmente oral, dos moradores antigos. Neste ano devemos de fato reviver a história”, disse a aluna que está entusiasmada com o início das aulas.


Aulas


Os alunos do OGUNTEC participam de dois encontros com tutores, de 2h, entre a segunda e a sexta-feira, além do encontro aos sábados, até o final de outubro. Neste ano, a carga horária aumentou, ao invés de 3h aos sábados, os alunos terão 4h de aulas. A aula de inglês também é novidade; além disso, os participantes estudarão disciplinas como “Cidadania e Consciência Negra”, “Projeto de Vida e Desenvolvimento de Carreira” e “Gestão de Projetos”.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos