Nova turma de Bikud@s tem primeiro encontro internacional!


Uma nova turma de jovens estudantes negros e negras se forma na Sala 2 da sede da Biko, no Pelourinho. Até novembro de 2018, o Pré vestibular da biko ganhará novas histórias, transformará novos sonhos e vidas. Os cerca de 75 estudantes, recém ingressos no projeto já começaram as aulas e já tiverem visitas internacionais.


Na última sexta-feira (23), os alunos receberam o Prof. Dr. Umi Vaughan, Artista Plástico e Antropólogo da Universidade MonteRay Bay, Califórnia (EUA), que palestrou sobre sua trajetória de formação política e acadêmica como homem negro nos EUA. Na ocasião, os estudantes puderam compartilhar de relatos sobre a convivência nos países da diáspora como Brasil e Cuba. Também falaram sobre racismo, consciência racial, política de extermínio e trocaram experiências e relatos comuns.


Uma das políticas pedagógicas da Biko é proporcionar aos seus estudantes contato com as mais diversas experiências negras no Brasil e no mundo e visitas como esta e as de turmas de estudantes de Universidades norte-americanas são uma constante.



O Pré-Vestibular da Biko foi o projeto pioneiro em todo Brasil que, há 25 anos, deu início ao ensino exclusivo a jovens negros e negras oriundos do sistema público de ensino com foco no Ensino Superior. De lá pra cá, mais de 2 mil jovens adentraram as Universidades.


Destaque!!!
Posts Recentes