Sonho da Faculdade Steve Biko está mais próximo de se realizar!



O ensino superior voltado para a diversidade, cidadania e ascensão político-social da população negra por meio da valorização da sua ancestralidade está cada vez mais próximo. No último sábado (24), dirigentes do Instituto Steve Biko estiveram na obra de revitalização do prédio que abrigará a Faculdade Steve Biko, localizado no Campo Grande, em Salvador.


Com 630m², o prédio com três andares mais um subsolo, poderá receber 200 estudantes por dia. Na ocasião, o gestor administrativo da Biko, George Oliveira, descreveu que “está sendo finalizada a primeira fase, de revitalização estrutural. Quando começamos, o prédio estava em ruínas, cheio de entulho, sem lajes e divisórias. Hoje, já tem as paredes e lajes, além de fachada e esquadrilhas, que foram recuperadas”.


O Diretor Financeiro da Biko, Carlos Eduardo Gusmão, fez uma visita guiada no local acompanhado dos conselheiros fiscais e diretores administrativos da instituição. Gusmão apresentou os espaços e apontou o que falta e o que será incluso na obra. Além disso, indicou onde será cada ambiente: recepção, salas de aulas, banheiros adaptados, elevadores, biblioteca, brinquedoteca, copa e áreas administrativas.


“Quando vemos o prédio do lado de fora, pensamos que ele já está todo pronto aqui dentro. Mas é assim que as coisas acontecem, primeiro na nossa mente, visualizando o que será esse local”, comentou o Diretor de Comunicação da Steve Biko, Sérgio Correia. Na próxima fase da obra será feita a colocação do piso, reboco e pintura, e na terceira fase se inserem os móveis e equipamentos.



As paredes das salas de aula serão estruturas móveis, possibilitando a resignificação do ambiente. Além disso, o prédio será sustentável e ecológico - graças ao sistema de captação de água da chuva que já está sendo desenvolvido. Também espera-se que parte da água usada no prédio seja reutilizada.


Guimário Nascimento, Conselheiro Fiscal e Professor de História, ressaltou que “ter um espaço para colocar em prática a nossa produção de conhecimento, nossos parâmetros de Ciências e valores morais e éticos, é a materialização de um sonho coletivo. Poderemos ampliar nosso número de vagas e fazer com que o conhecimento chegue gratuitamente aos que realmente precisam”.


A Biko precisa de você!


No ano passado, a Biko lançou a Campanha Biko+25 com objetivo de angariar recursos de qualquer valor, que serão destinados à continuidade das obras da Faculdade. A instituição de ensino pretende ser referência em formação acadêmica, produção de pesquisa, acessibilidade e inclusão para a superação das desigualdades raciais e sociais.


Para isso, algumas ações já estão em curso como a aquisição de produtos da Biko, como camisetas, canetas e bolsas, na Sede, localizada no Pelourinho. As doações também podem ser feitas através de plataforma online.


Ao mesmo tempo em que está sendo feita a captação de recursos para o prosseguimento da obra, estão sendo preparados os documentos PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e o PPC (Projeto Pedagógico de Curso), que serão entregues ao Ministério da Educação para que a instituição dê início ao ano letivo em 2019.


“Nossa expectativa é que a obra seja entregue o mais breve possível, até o final do ano. Nossos projetos são para a comunidade, para que ela se fortaleça e a gente consiga atingir outros pontos e mais pessoas em busca de uma sociedade mais verdadeira, diversa e democrática. Disseram pra gente o quão era impossível, mas estamos aqui agora porque sozinhos somos fortes, mas juntos somos inquebrantáveis”, destacou a Diretora Pedagógica da Biko, Tarry Cristina Pereira.

Quer adquirir algum produto? Estamos na Rua do Paço, n°4 - Pelourinho/Salvador.

Ou ligue-nos: (+55 71) 3241-8708


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: