Aula Inaugural dá início a ano letivo no Pré-Vestibular da Biko!



Um misto de alegria, emoção, saudade, expectativas. Tudo junto e misturado na tradicional Aula Inaugural do Pré Vestibular da Biko, realizada no último sábado (10), no IFBA - Barbalho. Auditório lotado pra acolher os mais de 70 jovens negros e negras que serão os próximos bikudos e bikudas até o final deste ano.


A cerimônia contou com relatos de ex-alunos recém aprovados no Ensino Superior, plantando nas mentes e corações dos novatos a semente da garra e da persistência. Também foram apresentados - pelo gestor administrativo da Biko, George Oliveira - bikud@s em evidência hoje em diversas áreas, a exemplo do ator Sulivã Bispo, a jornalista Maíra Azevedo e o artista plástico, Alex Igbò.

Mais estímulo veio por parte dos convidados: a pedagoga recém formada Maria Sônia de Oliveira, a pró-reitora de Ações Afirmativas da UFRB, Rita Dias, a diretora executiva da Biko, Jucy Silva e o presidente de Honra do Instituto, vereador Silvio Humberto. Sônia relatou aos novos e antigos sua história de superação e de conquista familiar - três de seus filhos passaram pela Biko e hoje estão na Universidade.


A pró-reitora, Rita Dias, contou o caminho traçado pela UFRB na consolidação das Ações Afirmativas e reforçou a importância da Biko na vida dos jovens. "É necessário que nos aliemos. O que estamos fazendo aqui e vocês farão ao longo do ano, é um reconhecimento a todos que fizeram com que nós chegássemos aqui com essa força e vitalidade. Precisamos desse amor e convicção pra chegar ao fim do combate, movendo essa força que nos mantém com brilho no olho, que permite nossa resistência e perseverança. Estar na Biko é fortalecer o projeto de vida de cada um de vocês", disse.


A Aula Inaugural também é um momento - a cada ano - de reforçar o objetivo da Biko, fortalecer nas mentes que entrarão no Instituto, a ideia revolucionária de Steve Biko - a Consciência Negra, além de lembrar a história ao longo dos anos.


"Quando você planta uma árvore, não necessariamente é você que vai usufruir da sombra e foi isso com a Biko. Nos importamos com as pessoas, somos desse jeito, coisa de preto. Fico feliz de saber que conseguimos colocar a Universidade no projeto de vida e trabalho da nossa comunidade. Sabemos fazer um estudante egresso de uma péssima escola pública ter vontade de entrar numa Universidade, essa tecnologia social que não desenvolvemos sozinhos. A primeira coisa que fizemos foi quebrar a escravidão mental que diz que não podemos, que vocês não podem. A Biko faz isso e por isso vocês tem que se agarrar com muita força essa oportunidade, estudar é um ato revolucionário pra gente", frisou Silvio Humberto.

A Aula também teve momento de agradecimentos a quem passa o conhecimento aos jovens. Professores e professoras foram aplaudidos e homenageados por todos, momento em que falaram da importância da Biko em suas vidas e para a transformação da Educação. Sobre isso, a diretora executiva da Biko, Jucy Silva ressaltou:


"Estamos vivendo um dos piores momentos da Educação - desde o infantil. Quem sobrevive a tanta perversidade e consegue adentrar as Universidades, tem que olhar pra trás, trazer os outros e as outras, fazer diferente e de verdade. Se não fosse assim eu não estaria aqui há quase 19 anos, acredito que vocês farão assim, pra fortalecer a mudança e pensarmos juntos novas estratégias. Ninguém vai financiar projetos pra disputar poder, nós é que vamos financiar nossos projetos", afirmou Jucy.


Para Líslia Ludmila, nova bikuda, a expectativa é imensa. "É uma etapa muito forte pra nós ter essa oportunidade. Aqui estarei entre meus iguais, vou reforçar minha ancestralidade e é com essa força que vou tentar Engenharia", disse a estudante que vai fazer o Pré da Biko pela primeira vez.


A Aula Inaugural contou com depoimentos de alunos aprovados e recital da poesia preta feminista do Coletivo Zeferinas, que tem ex-alunas da Biko em sua formação, dentre elas, Rool Cerqueira:


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: