Candidatos lotam sede da Biko e se preparam para as provas do Pré Vestibular!


Os olhos ávidos por informações, ansiosos pelas orientações e felizes por estarem ali, fazendo parte da história do Instituto Steve Biko. Assim foi o primeiro encontro entre os mais de 140 inscritos no Pré-Vestibular da Biko em 2018, realizado na noite desta quarta-feira (21), na sede da Biko. O encontro faz parte da 1ª etapa do processo seletivo, que começou com orientações a apresentação do Instituto pelas diretoras Pedagógica e Executiva do Instituto, Tarry Cristina e Jucy Silva, respectivamente. Além das informações, uma mostra da disciplina Cidadania e Consciência Negra - a CCN.


Essa que forma o caráter dos estudantes, que os conduz na autoafirmação e orgulho racial, enquanto negros e negras. Na Sala 2, onde os aprovados se encontrarão ao longo de todo ano, mais de 70 estudantes oriundos de escolas públicas e dos mais diversos bairros de Salvador ouviram, atentamente, as orientações dadas, conheceram parte da equipe da Biko e já entenderam como é ser bikudo e bikuda.


"Não se forja guerreiro nem guerreira - diante do que precisamos pro país - brincando. Subimos esta escada porque queremos vencer, e quem quer vencer tem que se preparar. E a nossa preparação é acadêmica, é ela que formará os vereadores, prefeitos, governadores e presidentes que queremos. Com esse sentimento que vocês precisam entrar aqui, ler o que tiver que ler e aprender, pra superar suas próprias dificuldades. Não queremos que vocês apenas passem no Enem, mas que o superem", antecipou o professor de Química, Carlos Cruz.


E a mensagem já bateu do lado de lá. Para o candidato a bikudo, Rafael Matos, nada será como antes. "Tenho certeza que minha vida vai mudar totalmente. Quero BI de Artes e pretendo estudar muito pra isso. Vou me reconhecer como negro de verdade aqui, o que está faltando pra mim", disse animado.



E para estimular os candidatos ainda mais, duas ex-alunas compartilharam suas experiências bikudas de sucesso. A recém aprovada em Direito, Jenifer Oliveira e a recém formada em Pedagogia, Maria Sônia de Oliveira - ambas pela Uneb - contaram como era ser alunas e como superaram as adversidades. "


Espero mudar minha forma de ver minhas origens, resgatar minha ancestralidade, ingressar na Faculdade de Psicologia. A Biko pode me empoderar, me ajudar a buscar minha história", afirma a candidata, Larissa Barbosa.


PRÓXIMOS PASSOS


Nesta quinta (22), uma segunda turma de candidatos terá as mesmas orientações iniciais, preparatórias para a próxima etapa: provas neste domingo (25), na Faculdade de Economia da UFBA (Piedade), às 8h. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática - cada uma com 20 questões - e Redação. Os resultados serão divulgados neste site no dia 1º de março.


Fotos: Jamile Menezes


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos