Seja bikud@ como Ana Paula Rosário: futura Cientista Social pela Uneb!Inscrições abertas!



Ana Paula Rosário é uma destas estudantes que sabem onde estão, de onde falam e como devem estar no mundo. Ela se intitula Feminista Negra e Ativista do Odara Instituto da Mulher Negra e será também uma das novas alunas do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ana Paula, de 22 anos, conheceu a Biko em 2016, quando apostou em um Pré-Vestibular pela terceira vez.


Preta, periférica, estudante de escola pública, ela chegou na Biko a partir da Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec), instituição onde morava. "Diante de tudo que já vivenciei, tenho certeza que a Biko foi essencial para minha aprovação", diz.


Foi na Biko, junto a outros estudantes negros, periféricos e de escola pública como ela que Ana Paula Rosário passou a entender qual seu lugar na universidade. Lá ela entendeu porque deveria entrar no Ensino Superior. "Não é somente um pré vestibular, é uma continuidade de tudo que eu aprendi na Biko. Eu sou uma jovem que acredita na luta anti racista e feminista. Durante meu tempo na Biko eu vivenciei várias experiências de debates, trocas de experiências e aprendizado. Acho que o que mais me motivou a estudar na instituição foi o carinho e o respeito da equipe Bikuda e saber que encontraria um espaço de iguais", lembra.



A certeza de Ana Paula é a de todos e todas que entendem a Universidade como um espaço onde se continua a crescer. "Eu cresci muito na Biko e pretendo continuar crescendo. Fui aprovada em Ciências Sociais e pretendo me instrumentalizar e seguir agregando mais à militância para continuar lutando em busca da transformação sociopolítica da nossa sociedade", afirma a bikuda, orgulhosa.


Quer chegar lá como Ana Paula e ser bikuda ou bikudo também? A oportunidade ainda está aberta: até dia 16 de fevereiro, as inscrições continuam sendo feitas. Confira aqui o Edital para o Pré-Vestibular 2018 da Biko.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos