#Inquebrantáveis - Bikudas aprovadas na Uneb, sonhos sendo perseguidos!



​​“A Biko fez com que eu conhecesse uma Jenifer que eu não sabia que existia.” Assim reconhece a aluna do Pré-Vestibular de 2017, Jenifer Oliveira (foto acima), recém aprovada no curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia – a Uneb. Ela integrou a turma de mais de 70 alunos que ao longo dos meses estiveram unidos na Sala 2 (sede da Biko, Pelourinho), com um só propósito: 100% aprovação!


É a segunda vez que Jenifer tenta entrar e a certeza do que queria só ficou mais forte. “A Biko me ajudou a acreditar que eu era capaz de passar nesse curso. Me fez acreditar que era possível, foi me dando mais vontade de estudar por mim e por aqueles que acreditaram em mim!”, lembra a estudante. Ela chegou ao Instituto em 2016, no Curso de Inglês, e lá ficou. “Escolhi Direito, pois sempre achei algo muito distante da minha realidade e sempre achei interessante. Quero poder ajudar os meus a saberem seus direitos e reivindicá-los”, assegura confiante.


Como Jenifer, Maiara Xavier também entrou 2018 com tudo! Conhecida como Odara na Biko, ela também estará com Jennifer na Uneb, pois passou em Engenharia de Produção Civil. “A Biko nos mostrou que, independente do curso em que almejávamos, nós conseguiríamos através do conhecimento que nos foi passado no decorrer do ano. Serei eternamente grata em fazer parte da instituição, porque foi por intermédio dos professores que tive a honra de chegar onde cheguei “, enfatiza Odara.


A sensação de dever cumprido é geral. Pra Odara, o dever também será de retornar. “Futuramente, retornarei àquela casa do saber para contribuir com a geração vindoura, porque é um ciclo que se repete e, assim como eu, outros também irão precisar do mesmo acolhimento que tive”, diz. Como diz bem a nossa bikuda: “Avante...sozinhos somos fortes, mas juntos somos inquebrantáveis..”, lembrando o lema do Instituto Steve Biko. (Foto esquerda)


O sonho persiste....


“A Biko me fez e faz acreditar em não desistir, já pensei nisso mas, dentro de mim, não consigo”, diz a bikuda Erica de Jesus Borges, que tem um único foco: Medicina! A matemática anda atrapalhando, mas o sonho é “inquebrantável”. Sempre gostei de cuidar da pessoas, trabalho em uma clínica e isso me influenciou bastante. Quando cheguei na Biko, me fortaleci mais ainda. Eu quero cuidar das nossas mulheres negras, do meu povo. Elas são as que mais sofrem violência física, psicológica....", diz.



O caminho para cada uma delas já está traçado: crescer, ser inquebrantável diante dos cenários que estão postos para jovens negros e negras. Como bem nos lembra nossa bikuda, Erica: "Eu sei que não vai ser fácil, é um curso predominantemente "branco", mas eu estou aí!" E junto a ela, muitos outros e outras continuam no páreo.


O Pré-Vestibular da Biko está com inscrições abertas até dia 5 de fevereiro, confira aqui como participar!

Erica de Jesus


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: