Kentucky University, Biko e a Universidade negra no mundo!



"O Instituto Steve Biko fornece um serviço valioso para a juventude negra de Salvador, do Brasil e até do mundo. Preparar a juventude para que possam realizar seus sonhos tornarem-se cidadãos bem sucedidos e produtivos é essencial para que encarem os desafios globais do século 21". Assim relatou Cynthia Lynne Shelton, professora da Kentucky University (EUA), universidade que tem 50% de seu corpo discente composto de negros.


Cynthia integra o Departamento de Intercâmbio e Direitos Humanos da instituição e veio à Bahia para conhecer experiências similares, em especial a Biko e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Em sua visita, Cynthia conheceu o projeto pedagógico da Biko, as ações já realizadas, estatísticas e pôde estreitar as relações institucionais, identificar pontos em comum entre a Universidade e a Biko, como a Educação tem sido uma ponte na transformação da realidade de jovens negros. A Dra. Cynthia Lynne Shelton é professora associada e coordenadora de Estudos Africanos e Internacionais na Kentucky State University (2009).


"Acredito que a Biko está fazendo o correto ao focar na educação e na identidade. A confluência destes dois objetivos ajudará os jovens a conquistar um dos objetivos do Instituto: “abrir mentes para abrir portas”. Há muitos desafios hoje em dia, as portas não estão mais abertas como em anos anteriores. Fundos educacionais não estão mais tão disponíveis como antes, entretanto nossa juventude precisa estar preparada quando as oportunidades se apresentarem para ela", disse.


De uma pequena escola normal de treinamento de professores negros para as escolas negras do Kentucky, a Universidade Estadual do Kentucky cresceu e evoluiu para ser um instituição que prepara uma população estudantil diversificada para competir em uma sociedade global multifacetada e sempre em mudança.



Em sua passagem, Cynthia relatou outros pontos. "Minha universidade tem muito em comum com o Instituto. Nós fomos fundados com o propósito de educar e preparar a juventude negra, e ainda estamos dedicados a essa visão e missão. Estou entusiasmada com a possibilidade de intercambiar estudantes, professores e conhecimentos. As pessoas negras em todo o mundo têm lutas semelhantes por igualdade, justiça e acesso à educação. Podemos e devemos aprender uns com os outros", enfatizou, ressaltando, ainda a importância da Universidade Steve Biko.


"A criação de uma universidade é um modo magnífico de prepará-los e de fazer as oportunidades acontecerem, e aumentar a visibilidade do importante trabalho do Instituto", pontuou.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos