#MestresBikudos - Jeferson dos Santos, o aluno que voltou professor!



"Era sempre um sonho retornar." Assim nos conta o professor de Geografia do Pré-Vestibular da Biko, Jeferson dos Santos. Há cinco anos integrando o quadro de docentes bikudos, Jeferson tem uma peculiaridade: ele já esteve do outro lado. Foi aluno do pré no ano de 2006, após o que ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na Licenciatura de Geografia.


"Foi difícil fazer o pré-vestibular, pois eu comecei em um que logo faliu e, depois, a Biko nos acolheu. Logo ali estabeleci a missão de retornar para ensinar", diz Jeferson.


Já formado, em 2012, Jeferson ingressa no time bikudo da docência, levando para sala de aula o diferencial de todos e todas que compõem o quadro: a realidade dos seus estudantes. O objetivo aqui nunca foi levar uma Geografia tradicional, desconectada desta realidade, pelo contrário.


"O conteúdo que se passa não é o tradicional, sempre tento trazer pra realidade negra dos alunos. Quando damos aula aqui, a gente aprende vivendo a cada dia. A Universidade te dá um conteúdo teórico, que não condiz na prática, em muitos casos. Se hoje tenho uma dinâmica de professor, é porque aprendi na Biko", pontua Jeferson.


A missão é tácita: sempre passar o melhor para os alunos. "Aqui me constituí professor", afirma. Sobre os 25 anos de legado pedagógico e transformação na vida destes alunos que por ele e por outros docentes passaram e passam, Jeferson tem uma mensagem: "A Biko é uma conquista, a Universidade Biko será o diferencial para nós negros e negras e para estes jovens. Celebrar isso nos enche de alegria", diz.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos