Bikud@s chegam à reta final da preparação para o ENEM!



A reta final chegou em seu ponto máximo! Os mais de 40 estudantes do Pré-Vestibular do Instituto Steve Biko passaram todo o domingo (22) juntos, unidos em um só propósito: ENEMgrecer o Ensino Superior! O trocadilho é válido. A totalidade dos alunos que hoje preenchem a Sala 2, na sede da Biko todas as noites, em busca da Universidade, fará o ENEM. Serão dois dias para colocar em prática tudo que aprenderam ao longo do ano com os professores em sala de aula. Mas eles estão afiados, tem - em comum - um elemento que os diferencia de outros vestibulandos: a resistência.



Este é um elemento que faz dos estudantes bikudos uma fortaleza diante das fórmulas, das pegadinhas e dos conceitos de disciplinas como Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia, História e as Linguagens - Redação, Português, Inglês, Gramática. Neste domingo (22), das 8h às 17h, o Aulão ENEMgrecido foi isso: concentração, revisão e soluções. O Aulão aconteceu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, uma estratégia também para que os estudantes já se integrem ao ambiente universitário.


"Eu tinha muita dificuldade nos estudos na escola, principalmente em Redação e Química. Essa será a terceira vez que vou fazer o ENEM, e é a primeira vez que não me sinto despreparado, me sinto mais confiante. Até mesmo minha autoestima, que era muito baixa, foi recuperada aqui na Biko. O Instituto realmente mudou minha vida", diz Diego Maurício Oliveira, 21 anos, que quer ser Designer.


Como Diego, mais de 1500 jovens negros e negras hoje tem a vida mudada, transformada por professores e professoras que fazem das aulas verdadeiras lições de vida. Isso porque os alunos da Biko tem um elemento a mais em sua formação: a Cidadania e a Consciência Negra (CCN).


Uma disciplina especial que lhes infla a autoestima, a segurança e a resiliência necessárias para vencer os grilhões mentais do racismo.


"Eu estava muito indecisa do que queria estudar e a Biko me deu esse apoio no processo de decisão e me formou enquanto cidadã. Quero estudar Economia. O CCN me ensinou que cada vez mais eu quero crescer enquanto mulher negra e me preparar para os enfrentamentos que terei de ter na Universidade pública", conta Vitória Reis, 18 anos.


O Aulão também contou com a presença de alunos não-bikudos, que não pertencem à classe atual do pré-vestibular, além de ex-alunos. Como Alana Pedreira, 17 anos. "Eu faço Psicologia numa faculdade particular, mas quero entrar na Universidade Federal para continuar cursando Psicologia ou Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Conheci a Biko através de um amigo que, além de me apresentar a instituição, me apresentou também o BI de Humanidades da UFBA. Ele é um ex-aluno e ingressou na Federal graças ao pré-vestibular da Biko. Soube do Aulão e vim participar da revisão para a prova", disse.



Para o ENEM, serão mais de 40 bikudos e bikudas disputando os mais altos escores. As provas acontecem no dia 5 e 12 de novembro e até lá, muito empenho e concentração no que @s bikud@s tem de melhor: a persistência e a determinação.

"Ainda estou um pouco em dúvida em qual área da Comunicação quero me formar e a Biko está me ajudando muito na escolha do curso. Estar na Biko é como fazer parte de uma grande família, não é um vestibular como outro qualquer. Aqui a nossa história, a nossa ancestralidade é apresentada do jeito que ela é, sem distorções", diz Carol Cerqueira, 19 anos - que brindou a turma no Aulão com sua Poesia Preta Marginal e Feminista:


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: