Cerimônia celebrará os 25 anos do Instituto Steve Biko nesta segunda (31)

Na ocasião, ex-alunos, professores, fundadores e militantes comemorarão os mais de 1.500 mil estudantes negros aprovados no Ensino Superior

Há 25 anos, em Salvador, uma experiência começava para entrar na história da luta antirracista em todo país. Nascia o Instituto Steve Biko, primeiro cursinho pré-vestibular voltado, exclusivamente, para jovens negros e negras. Em 31 de julho de 1992, militantes do Movimento Negro se uniram após compreender que apenas pela Educação é que se poderia fazer a reparação imediata e necessária. Os 25 anos serão celebrados em Cerimônia, na próxima segunda (31), às 19h, no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores – Praça Municipal.


Na Cerimônia, que terá como tema “Desafios e Estratégias para os próximos 25 anos”, ex-alunos, professores e militantes que estiveram na fundação da Biko serão homenageados. Para falar da importância do Instituto para a transformação de jovens negros e negras ao longo destes anos, estão confirmadas as presenças da liderança religiosa, Makota Valdina (Terreiro Tanuri Junsara), a socióloga e Ouvidora da Defensoria Pública do Estado, Vilma Reis e a professora e ex-aluna da Biko, Sueli Santana.


Na ocasião, o Instituto lançará campanha com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção da nova sede do Instituto, no Campo Grande, em Salvador. Com o novo espaço, doado pelo governo do estado em 2011 e que hoje se encontra em obras, a Biko ampliará sua capacidade de atuação, passando a beneficiar mais de 200 estudantes no Pré-Vestibular. Atualmente, o Instituto atende a 76 jovens, no Pelourinho. Além disso, a nova sede será também o ponta pé inicial para a instalação da Faculdade Steve Biko, primeira pautada na diversidade e na educação afrocentrada, em Salvador. A campanha será deflagrada nas Redes Sociais do instituto (Facebook, Instagram, Youtube).


A Cerimônia é aberta ao público e contará com apresentação de poesia de Joyce Melo e Maiara Slva -jovens integrantes do Grupo Ágape e Sarau da Onça, além de música e depoimentos de ex-alunos.


SERVIÇO


Cerimônia Instituto Steve Biko - Desafios e Estratégias para os próximos 25 anos

Quando: 31 de julho de 2017, 19h

Onde: Centro Cultural da Câmara dos Vereadores – Praça Municipal.

Aberto ao público


Destaque!!!
Posts Recentes