Experiência da Biko será levada a Santo Antônio de Jesus


Ao longo destes 25 anos, a Biko sempre foi referência, em todo território nacional, de pioneirismo em se tratando de Educação Afrocentrada e preparação de jovens negros e negras para as Universidades. Nesse período, a experiência Biko já fundamentou diversos Quilombos Educacionais em Salvador e outros municípios.


Esta experiência será levada também a Santo Antônio de Jesus (SAJ) nesta quarta (28), quando a diretora executiva do Instituto, Jucy Silva, fará apresentação na Aula Inaugural do Curso Preparatório Para o Enem do IFBA – Campus SAJ. Na ocasião, Jucy falará do funcionamento da Biko, seus projetos educacionais e culturais e como a Biko tem contribuído para o acesso de negros às Universidades.


Lá, a partir do primeiro semestre de 2018, serão disponibilizados cursos regulares de nível superior e, segundo a diretora do Campus SAJ, Edna Matos, os estudantes selecionados via SISU para as Universidades que lá já existem, a exemplo da UFRB, são de outras regiões, como sul e sudeste. “Principalmente no Centro de Santo Antônio de Jesus, por isso, a ideia de oferecer um reforço na preparação dos estudantes da cidade para que eles melhorem sua competitividade no acesso às universidades públicas”, diz Edna. A iniciativa beneficiará 60 estudantes oriundos de Escolas Públicas.




A iniciativa parte de um convênio do IFBA com a Polícia Militar, além de outras instituições como a UFRB, as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, o Conselho Municipal de Segurança Pública e o Sindicato dos Comerciários. A coordenação do projeto fica por conta da professora Andréa Barreto e da pedagoga Luciana Boa Sorte.


“A ideia de convidar Jucy para a aula inaugural é em respeito ao trabalho desenvolvido pelo Instituto e para que vocês passem um pouco da experiência e, principalmente, dos resultados alcançados nesses 25 anos como forma de incentivar tanto os estudantes quanto os professores e monitores.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos