#OGUNTEC - Estudantes e Tutores iniciam diálogos sobre Desafios



A comunidade do bairro do Garcia, em Salvador, terá – nos próximos meses – 35 jovens pensando em questões importantes e essenciais à sua cidadania: a Gestão dos Resíduos Sólidos, o Reuso da Água, o uso consciente da Energia Solar, a Acessibilidade e a História do Bairro. Estes serão os cinco Desafios do projeto Oguntec do Instituto Steve Biko, cuja edição de 2017 tem patrocínio e apoio institucional da Dow Química.

Na manhã do último sábado (27), os cinco Desafios foram apresentados aos estudantes, jovens negros e negras que, no projeto Oguntec, serão estimulados a pensar soluções para estas questões. O projeto já acumula 15 anos de experiências, ao longo dos quais beneficiou mais de 500 estudantes, promovendo em meio a eles o gosto pelas Ciências e Tecnologia.

Os alunos terão Tutores de cada Desafio - profissionais como a de Resíduos Sólidos, a Engenheira Ambiental e Sanitarista, Jessica Macêdo, que abordou, no último sábado, alguns conceitos básicos e os problemas relacionados à má gestão e gerenciamento destes resíduos; e a Assistente Social, Carina Alves, que será responsável pelo Desafio de História. Na ocasião, carina fez uma relação do mesmo com as aulas de Cidadania e Consciência Negra (CCN) - exclusiva da Biko e que também é dada aos estudantes do Oguntec -, problematizando a autoafirmação, a ancestralidade e o processo de escravização.



Além delas, os estudantes também terão o Tutor Igor Ribeiro, estudante de Arquitetura e Urbanismo que estará responsável pelo Desafio de Acessibilidade. Igor introduziu o conceito amplo de Acessibilidade - Econômica, Política, Física, dentre outras acessibilidades – e abordou situações cotidianas quanto à distância entre a legislação e a prática acerca deste assunto.


Já os Desafios de Energia Solar e Reuso de Água serão acompanhados – respectivamente - pelos estudantes de Engenharia Sanitária e Ambiental, Fred Augusto Anunciação, e de Arquitetura e Urbanismo, Paula Lavinscky. Ambos serão supervisionados pelos professores, Luciana Calixto (Ufba) e José Wilson São Thiago (Edgard Santos).


Para introduzir os estudantes aos temas, os estudantes puderam ouvir do Engenheiro Ambiental e Advogado, Sérgio Ferreira, os principais conceitos de cada área e tiveram uma breve explanação sobre a realidade brasileira e mundial - do que até hoje foi desenvolvido e produzido em termos de tecnologia e inovação nestas questões. Ao longo das semanas, os 35 estudantes do Oguntec terão encontros com seus Tutores.

"A ideia é que os alunos viabilizem o manejo adequado dos resíduos sólidos gerados no Centro Educacional Edgard Santos, e pela própria comunidade do Garcia. Teremos aulas em sala, com explanação de conteúdos, debates e vídeos interativos. Como complementação, aulas práticas com professores convidados, e visita técnica, inicialmente a uma cooperativa de reciclagem. Considero extremamente importante o debate com eles, trazer para a sociedade qual a sua responsabilidade e como cobrar do poder público que as ações instituídas em Lei sejam cumpridas. Despertar o consciente coletivo da sociedade a torna mais participativa e os resultados podem ultrapassar nossas expectativas" - Jéssica Macêdo, tutora do Desafio de Resíduos Sólidos.

Formação e Investimentos

Este ano, o projeto OGUNTEC tem parceria com a DOW Química. Até dezembro, os alunos aprenderão a modelar e divulgar seus negócios, transformar idéias em produtos e serviços, a lidar com recursos financeiros e a importância da responsabilidade social em seus negócios, além de outros assuntos. Terão também visitas a outras escolas públicas, empresas de tecnologia, às estruturas da DOW, e outros empreendimentos.


Ao final da formação, a melhor proposta elaborada pelos estudantes contará ainda com recursos para o desenvolvimento do protótipo ou MVP (produto mínimo viável), a fim de aperfeiçoar a idéia selecionada. Os estudantes terão uma formação de seis meses e mais oito para elaborar o projeto, que será acompanhado pelos professores e funcionários voluntários da DOW durante todo OGUNTEC.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos