Alunos do Oguntec pensarão soluções socioambientais para o bairro do Garcia


Que comecem os desafios! No projeto Oguntec 2017, alunos do Colégio Edgard Santos (Garcia) pensarão em ideias inovadoras para lidar com questões socioambientais na comunidade.


Os alunos serão estimulados a pensar soluções para a gestão do lixo, melhorias sobre o saneamento e estratégias de uso responsável da energia elétrica.


Neste sábado (27), eles conhecerão os Desafios do projeto, serão organizados em grupos temáticos e acompanhados pelos Tutores – estudantes e profissionais – que terão esta provocação como missão. Ao final das aulas - em dezembro - eles deverão transformar estas ideias em produtos e serviços. No projeto, também aprenderão a lidar com recursos financeiros e sobre a importância da responsabilidade social em seus negócios. Este ano, o Oguntec tem patrocínio da Dow Química, que prevê desenvolver iniciativas para melhorar a preparação dos alunos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.


“Este ano o Oguntec gira em torno do direito à cidade, os tutores sempre estarão em diálogo, trocando sugestões, experiências e os estudantes irão a campo, para que saiam deste espaço de sala de aula, trabalhem na comunidade e vejam outras experiências sobre os assuntos”, explica a Assistente Social, também Tutora e assistente na coordenação do projeto, Carina de Santana Alves.

Junto à Dow, os alunos terão a oportunidade de conhecer outras escolas públicas, empresas de tecnologia, as estruturas da empresa e outros empreendimentos. As aulas acontecem todos os sábados no Colégio Edgard Santos e, na próxima semana, as equipes se reunirão para traçarem suas estratégias inicias no desenvolvimento destas ações. Além das temáticas específicas, o Oguntec também prevê aulas de Consciência e Cidadania Negra - CCN - disciplina especial da Biko, que desenvolve nos alunos a autoestima, pertencimento étnico e consciência política.


Oguntec 15 anos


Fomentar e popularizar a ciência e a tecnologia, elevar a escolaridade, incentivar o empreendedorismo e estimular as idéias de inovação entre estudantes negros e negras oriundas de escolas públicas. Estes são os objetivos do projeto OGUNTEC, iniciativa do Instituto Cultural Steve Biko que este ano comemora 25 anos em 2017. O projeto já existe no Instituto há 15 anos, é um dos principais na trajetória da Biko, já tendo beneficiado mais de 500 jovens.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: