Quer ser nosso Investidor Social? Biko busca novos contribuintes para projetos e ações!



Tudo começou em 1992, quando jovens negros ativistas da luta contra o racismo entenderam que a ausência de afrodescendentes na Universidade era uma realidade que poderia e deveria mudar. Um espaço de poder que precisava, à época e ainda hoje, ser ocupado por mentes negras que pudessem se impor de forma crítica frente ao conhecimento hegemônico da Academia.

Os recursos eram da iniciativa de cada um; era porque acreditavam na proposta, no resultado que poderia vir do empenho, da confiança e da união em prol do objetivo: levar mais negros e negras à Universidade. Assim nasceu o primeiro Pré-Vestibular voltado para estudantes afrodescendentes do Brasil, projeto que originou o Instituto Steve Biko e que já beneficiou mais de 1500 estudantes. Daí também vieram os primeiros sócio-contribuintes da Biko, hoje Investidores Sociais.


Além de promover o acesso à Educação, a Biko – com suas ações – vem transformando a política-social e racial na Bahia e no Brasil. Hoje, o Programa Investidor Social busca novos membros, tendo em vista não somente os projetos atuais, como os planos futuros da Biko: a construção da nova sede, no Campo Grande, em Salvador, e a implantação da Faculdade Steve Biko – meta cada vez mais próxima.


"O/A investidor/a social é um/a apoiador/a que possibilita a continuidade dos nossos projetos. É um/a investidora/a na educação da comunidade negra, sem cujo apoio o Instituto talvez não chegasse aos 25 anos. É para além de um valor em dinheiro, é uma contribuição militante em prol da igualdade racial, pois fazer uma doação para o Instituto é fazer parte de uma revolução”, diz a diretora executiva da Biko, Jucy Silva.

Quero Investir na Biko!

O Investidor Social é um indivíduo ou empresa que queira contribuir com doações em qualquer valor de forma contínua, mensalmente. Os recursos doados são destinados - integralmente - ao desenvolvimento dos projetos sócio-educacionais da Biko.


A contribuição pode ser realizada através de cobrança direta, depósito/transferência via Banco do Brasil. Na prestação de contas, o Instituto envia recibos semestralmente, nos meses de janeiro e julho, ou de acordo com a demanda do investidor.

Após um ano de contribuição, o Investidor Social já estará apto a ser Sócio Contribuinte da Biko, o que o possibilitará integrar Assembleias e Reuniões de Diretoria, podendo, inclusive, prestar serviços ao Instituto, dentre outros benefícios.

“Apoio e acredito no trabalho desenvolvido pela Biko no campo da Educação pra jovens negros e negras. Tenho histórico de militância acadêmica, pessoal e essa é mais uma forma de contribuir com essa área. Acho importante apoiarmos, coletivamente, a Educação que valorize nossa população negra, nossa história e inserção na sociedade. É na Educação que desconstruímos o racismo e nos empoderamos, pois um povo sem história é um povo sem raiz. A Biko faz isso, pois acompanho seu trabalho e sei como seu projeto rompe com esse racismo que nos foi introjetado. Um racismo que, muitas vezes, limita nosso entendimento de que todos os espaços são nossos", - Maria Inês Barbosa, consultora nacional da Organização Panamericana de Saúde/OMS e Investidora Social da Biko.

Quer se unir a nós neste investimento?

Ligue-nos no (55 +71) 3241-8708, mande-nos e-mail secretaria@stevebiko.org.br, ou acesse aqui.


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos