Intercâmbio – Biko recebe estudantes norte-americanos este mês




Na próxima semana, o Instituto Steve Biko receberá, em sua sede no Pelourinho, grupos de estudantes norte-americanos para conhecer a instituição, interagir com os estudantes do Pré-Vestibular e compartilhar experiências.


No dia 17 (quarta-feira), será a vez da Winston Salem University, que já visitou a Biko nos últimos dois anos e, desta vez, trará outros estudantes. Winstom Salem é uma cidade localizada no Condado de Forsyth, no estado americano da Carolina do Norte. Já no dia 18 (quinta-feira), estudantes da Georgia State University e da Morehouse College estarão na Biko.


Na ocasião, ouvirão palestra sobre a trajetória da Biko em seus 25 anos, além dos projetos futuros, a exemplo da construção da nova sede. No final do mês, a Universidade de Sul da Califórnia e a Pitzer College também estarão na instituição. Com esta última, além da visita, será o primeiro Intercâmbio que a Biko desenvolverá este ano, recebendo oito estudantes, que serão acolhidos e hospedados por famílias afrobrasileiras pelo período de 21 de maio a 2 de julho.



Neste tempo, eles farão uma extensa programação de visitas a instituições negras de Salvador, além de Terreiros de Candomblé, aulas de Português na Biko, palestras sobre Cultura e História Afrobrasileira na sede, dentre outras ações.


O projeto de Intercâmbio da Biko promove uma troca de experiências entre estudantes, membros do instituto e professores, além de visitas, palestras, workshop, intercâmbio cultural e educacional e estudo de línguas. Em 2016, mais de 350 estudantes norte-americanos visitaram a instituição.

“O Programa de Intercâmbio Internacional do Instituto Cultural Steve Biko é mais uma possibilidade de articulação estratégica para criação e manutenção de redes na diáspora africana, possibilitando a interação entre estudantes, professores e militantes, e inclusão da comunidade negra brasileira no processo de socialização com outros povos da diáspora”, enfatiza a diretora do projeto, Luciana Reis.

Biko 25 Anos

Este ano, o Instituto Steve Biko celebra 25 anos pautando a Educação Afrocentrada em seus projetos pedagógicos. Além do Pré-Vestibular para jovens negros e negras oriundos de escolas públicas – que já aprovou mais de 1500 estudantes -, mantém o projeto OGUNTEC, voltado para o mesmo público, com foco no estímulo às Ciências e à Tecnologia. São 15 anos de OGUNTEC, também celebrados este ano, tendo beneficiado mais de 500 estudantes nesta trajetória. Ao longo de 2017, a Biko terá uma programação especial para celebrar o aniversário, a ser divulgada neste site. O instituito também desenvolve o programa de Intercâmbio, que promove uma troca de experiências entre estudantes estrangeiros, membros do instituto e professores, além de visitas, palestras, workshop, intercâmbio cultural e educacional e estudo de línguas.


Fotos: Visitas das Universidades do Colorado e do Texas (EUA)



Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: