Instituto Steve Biko inaugura projeto OGUNTEC 2017 no Colégio Edgard Santos

Fomentar e popularizar a ciência e a tecnologia, elevar a escolaridade, incentivar o empreendedorismo e estimular as idéias de inovação entre estudantes negros e negras oriundas de escolas públicas. Estes são os objetivos do projeto OGUNTEC, iniciativa do Instituto Cultural Steve Biko que este ano comemora 25 anos. A Aula Inaugural da edição 2017 do projeto será no próximo sábado (6), no Colégio Edgard Santos (Garcia), a partir das 9h e terá programação cultural aberta ao público.


Mais de 500 estudantes já foram beneficiados pelo OGUNTEC nos 15 anos de projeto e, em 2017, o foco será em “Empreendedorismo e Inovação”, com o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva dos estudantes, tornando-os protagonistas no desenvolvimento socioeconômico sustentável em sua comunidade.


Nesta edição, 30 estudantes do Colégio Edgard Santos integrarão a nova turma, que serão desafiados a buscar soluções inovadoras para o bairro do Garcia, onde moram e estudam. Serão buscadas soluções para abastecimento de água, energia elétrica, para a questão do lixo na comunidade, que estejam integradas com as tecnologias e em consonância com as necessidades locais.


Para celebrar o empenho e conquistas de todos que já passaram pelo OGUNTEC, no sábado (6), 25 ex-estudantes serão homenageados, representando cada ano da trajetória do projeto.


Formação e Investimentos

Este ano, o projeto OGUNTEC tem parceria com a DOW Química. Até dezembro, os alunos aprenderão a modelar e divulgar seus negócios, transformar idéias em produtos e serviços, a lidar com recursos financeiros e a importância da responsabilidade social em seus negócios, além de outros assuntos. Terá também visitas a outras escolas públicas, empresas de tecnologia, às estruturas da DOW, e outros empreendimentos, onde conhecerão de perto suas realidades.


Ao final da formação, a melhor proposta elaborada pelos estudantes contará ainda com recursos para o desenvolvimento do protótipo ou MVP (produto mínimo viável), a fim de aperfeiçoar a idéia selecionada. Os estudantes terão uma formação de seis meses e mais oito para elaborar o projeto, que será acompanhado pelos professores e funcionários voluntários da DOW durante todo OGUNTEC.


Biko 25 anos


Este ano o Instituto Cultural e Beneficente Steve Biko celebra 25 anos desenvolvendo atividades no campo político e educacional que resultaram em políticas públicas para o combate às desigualdades raciais. Hoje é uma entidade reconhecida em meio às principais organizações dos movimentos sociais na Bahia e no Brasil. O projeto OGUNTEC – há 15 anos - é um de seus principais, buscando reverter o baixo índice de negros e negras em cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia no Ensino Superior – em torno de 20% (IBGE, 2010).



Serviço

Aula Inaugural – Projeto OGUNTEC do Instituto Steve Biko

Quando: 6 de maio (sábado), 9h

Onde: Colégio Edgar Santos, Rua Prediliano Pitta, s/n - Garcia

Aberto ao público


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos
BikoTags
Nenhum tag.
Siga-nos!!
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(+55 71) 3241-8708

Encontre-nos:

Rua do Paço, n°4 - Pelourinho

Salvador - Bahia - Brasil

© 2014 - Por: Instituto Cultural Steve Biko.

Parceiros: