Filme Escravos e Santos terá exibição gratuita em Salvador


Foto/Divulgação

O documentário Escravos e Santos será exibido pela primeira vez em Salvador, no próximo sábado, dia 4 de junho. Apresentado em quatro festivais de cinema negro e pan-africano nos EUA, sendo vencedor do prêmio de Melhor Documentário de Curta-metragem no BlackStar Film Festival 2015, o filme foi gravado no sudoeste baiano e é considerado um registro da memória oral dos descendentes de africanos no Brasil.

A mostra faz parte da programação “Encontros com Biko”, realizada pelo Instituto Cultural Steve Biko, com a participação do diretor Márcio Momó de Abreu, que vai relatar aos presentes o processo de realização e suas motivações. O evento acontece na Biblioteca Pública da Bahia, sala Walter da Silveira, a partir das 18h. A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.

Sobre o Filme

Nos confins do Alto Sertão Baiano, a cada dia 12 de Outubro, homens e mulheres reúnem-se para celebrar o Langa de Nossa Senhora Aparecida. Entre orações fervorosas e aos sons de cordas e percussão, dançam e cantam ao longo da noite, expressando sua devoção à santa negra. Mas esse cenário místico esconde histórias tristes. São histórias de dor e sofrimento. Histórias de homens e mulheres escravizados, contadas pelos negros da região, da forma como as ouviram dos seus avós e bisavós.

Informações: George Oliveira, gestor do Instituto Cultural Steve Biko (71) 3241-8708 / (71) 98521-8564


Destaque!!!
Posts Recentes
Arquivos