PROJETOS

PRÉ-VESTIBULAR

Trata-se de um curso preparatório para o vestibular voltado para estudantes negros de baixa renda - primeiro do gênero no Brasil. Nesse curso, além de oferecer todas as disciplinas exigidas nos exames de vestibulares, o aluno recebe um curso de formação para a cidadania ministrado na disciplina CCN (Cidadania e Consciência Negra), contribuindo para a elevação de sua autoestima através da valorização de sua ancestralidade e a ampliação do seu conceito de cidadania. Mais de 5 mil jovens negros e negras já foram beneficiados. Anualmente, em sua atual sede, a Biko beneficia 7- estudantes. Com a construção de sua nova sede, serão beneficiados 500 estudantes a cada ano.

OGUNTEC

​​O programa OGUNTEC consiste em um conjunto de ações destinadas ao fomento à Ciência e Tecnologia, desenvolvidas pelo Instituto Cultural Steve Biko, e tem como público alvo os estudantes afrodescendentes oriundos das escolas públicas estaduais, oportunizando aos mesmos uma educação científica que possibilita a sua melhor interação com os avanços científicos e tecnológicos.

INTERCÂMBIOS

O programa promove a troca de experiências entre estudantes, membros do instituto e professores com estudantes e educadores de outros países. O Instituto, em parceria com Universidades estrangeiras, realiza visitas, palestras, workshop, intercâmbio cultural e educacional, ensino de Português e outras atividades de imersão na Cultura Afrobrasileira.

 

*Todos seus projetos são financiados por meio de apoio com de Instituições e empresas nacionais e internacionais, além de investimento social de pessoas físicas de diversos lugares no mundo. Conheça aqui os projetos que se encontram à espera de patrocínio e investimentos.

SÃO OS PROJETOS JÁ REALIZADOS PELA BIKO:

O Programa Pompa - Projetos Mentes Abertas e Portas Abertas, em 2004 e 2006, que formou negros e negras para serem lideranças, com o objetivo de trabalharem em cargos públicos e do terceiro setor, tendo beneficiado 42 jovens;

O Programa DHAR (Projeto de Formação de Jovens em Direitos Humanos e Anti- Racismo), com o objetivo de promover uma participação mais ativa da juventude negra na superação do racismo e na promoção dos direitos humanos nas suas comunidades e escolas;
O Programa Up With English, curso de inglês em parceira com a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU);

O programa KWETU, realizado em 2012, consistiu no aprimoramento de habilidades e competências no âmbito das relações humanas das lideranças da região nordeste, pautando as discussões de raça e gênero.

*Todos estes projetos encontram-se suspensos, em busca de patrocinadores e investidores para sua continuidade. Saiba como investir!