“Essa é uma oportunidade maravilhosa”, destacou Lais sobre intercâmbio para o Egito

  • Home
  • Notícias
  • “Essa é uma oportunidade maravilhosa”, destacou Lais sobre intercâmbio para o Egito
“Essa é uma oportunidade maravilhosa”, destacou Lais sobre intercâmbio para o Egito

“Essa é uma oportunidade maravilhosa”, destacou Lais sobre intercâmbio para o Egito


Há 32 anos o Instituto Cultural Steve Biko vem possibilitando a abertura de portas para milhares de jovens negro e negras por meio de seus projetos e ações. Um desses projetos é o programa de trainee do Afreximbank - Banco de Financiamento Comercial para a África, localizado na cidade do Cairo, no Egito.

O objetivo do treinamento é proporcionar aos jovens experiências internacionais e atuação em áreas estratégicas ligadas a entidades de fomento ao desenvolvimento econômico. Dessa forma, os/as estudantes selecionados/as das áreas de Direito e Comunicação, vão representar o Instituto Cultural Steve Biko, toda sua ancestralidade e espírito de luta em prol da inclusão socioeconômica da juventude negra.

Nos últimos dois anos, o Steve Biko possibilitou a ida de cinco estudantes para o Egito, entre eles, Lais Pinheiro, advogada, criada no bairro do Lobato, Subúrbio Ferroviário de Salvador e atualmente mora em Periperi. A filha de vigilante e de cozinheira com raízes familiares de pescadores e marisqueiras do Recôncavo baiano, que iniciou o intercâmbio neste mês de setembro, conta que perdeu a mãe aos 17 anos e desde então aprendeu a “se virar panfletando, trabalhando em padaria e também como telemarketing”, onde vivenciou e combateu muitas injustiças, onde também percebeu o seu tino para o direito. 

“O Instituto Steve Biko me deu essa oportunidade maravilhosa de participar desse intercâmbio internacional para o Egito, que vai me permitir conhecer o Banco Internacional, conhecer sobre o mercado internacional, então isso para mim será de muito proveito não só por questões profissionais mas também por questões pessoais”, afirmou Lais, que também faz parte do grupo de advogados/as negros e negras, Black Orden. 

De acordo com o diretor Executivo do Instituto Steve Biko, Lázaro Cunha, a parceria com o Afleximbank é mais uma oportunidade e “conquistada pela Biko, que abre portas, possibilitando que mais bikudos e bikudas possam ganhar o mundo, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”.

 

 

Segundo Laís, que é especialista em Direito Previdenciário, esse é um momento de estreitar relações com a África real. “Essa é mais uma oportunidade de conhecer o sobre o continente africano, que apesar de a gente ter essa relação diaspórica com a África, a gente tem um conhecimento limitado do que é o continente africano. Na minha percepção, no Brasil, a gente ainda enxerga a África como um todo, como uma unidade, sem considerar que a África é um continente com mais de 70 países e tem uma diversidade cultural, linguística e política muito grande. E, apesar da gente ter essa relação de África aqui, a gente precisa entender um pouco mais da política interna e como ela funciona nos países africanos. Essa é uma grande expectativa pra mim, pois vai ser um choque cultural. Isso é desafiador e eu sou uma pessoa que gosta muito de desafio”, destacou a advogada. 

O Afreximbank é uma instituição financeira multilateral supranacional pan-africana criada em 1993 sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento. E um dos principais objetivos é o de estimular uma expansão, diversificação e desenvolvimento consistentes do comércio africano, operando ao mesmo tempo como uma instituição financeira de primeira classe, voltada para o lucro e socialmente responsável, e um centro de excelência em assuntos comerciais africanos.

Acompanhe em nosso Instagram oficial a rotina dos intercambistas e confira mais informações sobre o Afleximbanhk no site oficial da instituição: https://www.afreximbank.com/ 

 



Parcerias: